Apresentado no final do ano passado, o Fiat Novo Fiorino conta agora com motor 1.4 l EVO 8V com comando variável de válvulas, maior capacidade de carga em peso (era de 620 kg e agora carrega até 650 kg), mas por conta do novo design, perdeu 100 litros de capacidade de carga no baú (era 3.200 l).
O novo design é resultado direto da aposentadoria do Mille, que com a nova lei do airbag e ABS saiu de linha. Como o Fiorino antigo era feito com base no Mille, a solução foi atualizar o modelo para a cabine do Uno.
Convidamos o consultor automotivo do Jornal Farol Alto e proprietário da Stilo Motores, Francisco Carlos de Oliveira, para avaliar o modelo. Assim, durante uma semana o Novo Fiorino foi intensamente utilizado no transporte de autopeças e materiais de construção, fruto da reforma que o consultor efetuava na casa onde mora, durante o período de teste.
“Apesar de o fabricante recomendar carga máxima de 650 kg, levamos 900 kg de cimento e cal, e mesmo assim o carro rodou muito bem”, elogia Oliveira ao comentar que esta prática não deve ser realizada com frequência, sob risco de reduzir a vida útil de componentes como motor e suspensão. “Nestas situações, todo o veículo é sobrecarregado, o que força mais o motor, a suspensão e também os freios, provocando desgastes prematuros”, comenta.
Vida a bordo
Na avaliação do especialista, o Novo Fiorino apresenta um ponto negativo grave: a trava superior da porta traseira. “Por ser baixa, a gente acaba batendo a cabeça ao sair do baú”, reclama.
Outro item que deixou a desejar na avaliação do reparador é a suspensão. “A traseira faz um pouco de barulho, e a dianteira, se passar por uma valeta muito rápido o carro da uma descontrolada”, comenta.
Tal como a maioria dos Fiat, o câmbio também foi alvo de críticas. “O trambulador tem muita folga o que atrapalha as trocas de marcha”, diz.
O motor e os freios foram elogiados, mas o que chamou atenção foi o descanso de pé no assoalho. “Foi uma ótima ideia, pois muitos motoristas tem mania de descansar o pé no pedal da embreagem”, afirma ao comentar que recomenda o modelo.
Ficha técnica
Novo Fiorino 1.4 EVO 8V
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 8 válvulas, flex
Cilindrada: 1.368 cm³
Potência: 88/85 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 12,5/12,4 kgfm a 3.500 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 175/70 R14
Freios: disco ventilado na dianteira (257 mm) e tambor na traseira (228 mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.384 mm; largura, 1.643 mm; altura, 1.900; entre-eixos, 2.717 mm
Peso: 1.118 kg
Volumes: porta-malas – 3.100 l; tanque de combustível: 58 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 11,9/12,4 s (e/g); velocidade máxima de 158/157 km/h (e/g
Editor da Revista Farol Alto