Pouco mais de um ano após o lançamento, o Toyota Etios ganhou pequenas alterações, que deixaram o modelo mais atraente em termos de equipamentos de série, e também com ar de mais sofisticação no acabamento interno.
A principal é o painel Total Black a partir da versão X com ar-condicionado, nas carrocerias hatchback e sedan. Já a versão intermediária, Etios XS passa a ter motorização 1.5L 16V Flexfuel, a mesma da topo de linha XLS, e a versão de entrada X com ar-condicionado conta com vidros e travas elétricas de série.
Vale lembrar que o Etios conta com 9 versões ao todo: 5 do hatchback (simples, X, X com ar, XS e XLS) e 4 do sedan (X, X com ar, Xs e XLS).
Avaliamos a versão top de linha do sedan, XLS, que tem preço sugerido de R$ 44.990 e conta com itens exclusivos como faróis de neblina, grade dianteira e porta-malas com molduras cromadas, rodas de liga leve de 15 polegadas, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme, mais volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada, e controle do sistema de áudio.
Vida a bordo
A condução do Etios é agradável. O motor 1.5 litro desenvolve potência máxima de 96,5/92 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 12,9 kgfm a 3.100 rpm em ambos combustíveis, o que garante bons níveis de aceleração e retomadas, ainda mais por se tratar de um veículo leve: pesa apenas 955 kg.
Outro ponto positivo do modelo é o porta-malas, de 562 litros. Porém, o tanque de combustível teve de ser sacrificado, e tem capacidade de apenas 45 litros. Rodando com etanol, o consumo é mediano na cidade, em torno de 7 km/l, o que obriga uma parada no posto para abastecer a cada 300 km.
O novo painel Total Black deixou o interior com ar mais sofisticado, mas os plásticos do painel e portas continuam duros e com textura simplória. Também não agradou a ausência de regulagem elétrica do retrovisor externo e de um computador de bordo, lapsos que revelam certa falta de cuidado na estratégia de oferta de equipamentos.
Porém, a dirigibilidade do Etios é excelente. O campo de visão é muito bom, por conta do painel central, no entanto, a leitura dos instrumentos é prejudicada justamente pela posição do painel.
O design externo é sofrível, ainda mais agora que o Renault Logan, principal concorrente, ficou mais bonito.
Ficha técnica
Toyota Etios Sedan XLS
Motor: 1,5 l, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 V, DOHC
Cilindrada: 1.496 cm³
Potência: 96,5/92 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 12,9 kgfm a 3.100 rpm (etanol e gasolina)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteiro e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.265 mm; largura, 1.695 mm; altura, 1.510 mm; entre-eixos, 2.550 mm
Peso: 955 kg
Volumes: porta-malas – 562 l; tanque de combustível: 45 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 11,3 s (e/g); velocidade máxima de 186 km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto