Em homenagem à Seleção Brasileira de Futebol, a Volkswagen conta com uma série especial, batizada de Seleção, para os modelos Gol, Voyage e Fox, com motor 1.0 l ou 1.6 l, câmbio manual ou automatizado.
Com visual que associam à itens do jogo, como o detalhe da costura dos bancos e o desenho das rodas (opcional), em hexágonos, tais como a costura da bola, os modelos da série contam com diversos acessórios de série que permite a VW cobrar R$ 41.320 no modelo avaliado, um Gol Seleção 1.6 l, com câmbio manual.
Entre os itens de série, destaque para os vidros elétricos nas quatro portas, direção com assistência hidráulica, sistema de som com USB e Bluetooth, I-System com ECO Comfort, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel, alarme keyless, chave do tipo canivete, travas e retrovisores elétricos com o sistema “tilt-down”, que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada.
O modelo avaliado contava ainda com sensor de estacionamento, item opcional que acresce R$ 591 ao valor do veículo, assim como o ar-condicionado (R$ 3.010), faróis e lanterna de neblina (R$ 473), volante multifuncional (R$ 299) e as rodas (R$ 858). No total, o Gol avaliado custa R$ 46.551.
O consultor automotivo Júlio de Souza, da Souza Car, avaliou o modelo e ficou surpreendido com a performance do veículo. “O motor está muito esperto, respondeu bem às acelerações, e mostrou que sabe jogar bonito”, comentou.
Vida a bordo
Com tantos bons itens de série e opcionais fica difícil não gostar do modelo. “Com esta versão, o que a VW oferece é fantástico, mas o preço é salgado”, afirma.
Júlio comenta ainda que o carro é bem de estabilidade e consumo com ambos combustíveis, porém ficou com o pé atrás após testar o Fox Seleção 1.6 l de uma cliente. “Não era tão bom quanto o de imprensa, tinha muitos barulhos internos e de suspensão”, afirma. “O Gol não tinha um detalhe fora do lugar, mas o Fox da cliente foi uma decepção”, diz.
Ficha técnica
Gol Seleção 1.6 Total Flex
Motor: 1,6 l, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 104/101 cv a 5.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm (etanol e gasolina)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 175/70 R14
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.890 mm; largura, 1.893 mm; altura, 1.464 mm; entre-eixos, 2.465 mm
Peso: 944 kg
Volumes: porta-malas – 285 l; tanque de combustível: 55 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,7/10,0 s (e/g), velocidade máxima de 190/188 km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto