Fiat Palio Fire Way – Apliques de fábrica

Existem poucos atributos excepcionais nos carros compactos populares brasileiros. Poucos mesmo. Com o Fiat Palio Way, não é diferente.

Invalid rotator ID specified (path erc_14_1417653761 doesn't exist). Unable to display rotator.

Em busca de tornar o produto mais acessível possível, a versão básica do modelo é praticamente lataria, motor, rodas, plástico duro e estofamento. Em outras palavras, pobre, muito pobre. E o preço por isso é alto: R$ 27.400.

O modelo avaliado era bem equipado, com os kits Celebration 2, com ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos (R$ 4.500), Celebration 3, com apoios de cabeça no banco traseiro, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, desembaçador do vidro traseiro, limpador e lavador do vidro traseiro, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, antena e bolsa porta-objetos nas portas dianteiras) e rádio USB MP3/WMA com RDS (R$ 1.286), e kit Stile, com faróis de neblina e rodas de liga leve 5.5 x 14” (R$ 1.342). Preço final: R$35.828.

O estilo até que agrada, principalmente a frente, muito mais atrativa do que a do modelo novo. Mas a traseira é antiquada, com uma lanterna gigante, desproporcional.

Vida a bordo
Apliques plásticos nas caixas de rodas, estofamento dianteiro bordado com inscrição Way, adesivo na lateral e suspensão elevada em 15mm em relação ao modelo convencional são os diferenciais da versão pseudo aventureira. Nada de tirar o fôlego.

Porém o carro é macio, com nível de conforto proporcional à categoria, assim como dirigibilidade. Claro que o motor 1.0l Fire não é nada notável, mas tem mercado e funciona bem para quem gosta de dirigir sem muita emoção. É o tipo de carro ideal para quem acabou de tirar carta e ainda tem medo de pegar a estrada, pois dificilmente consegue perder o controle do carro.

A suspensão elevada é mínima e não faz tanta diferença quanto outros modelos da marca com o sobrenome Adventure. Estes sim, permitem saltar lombadas. No Palio Way, melhor reduzir.

O interior é revestido de plástico duro, cinza, feio, pouco convidativo. Mas o estofamento é bom, com assento de comprimento suficiente para apoiar toda a perna, exceto para quem tem mais de 1,80m, o que não é meu caso.

Pelo preço, merecia retrovisores externos com comando elétrico, dispositivo bastante comum nos dias de hoje. E um terceiro apoio de cabeça no banco traseiro. Afinal, é um opcional pago.

Ficha técnica
Fiat Palio Fire Way
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 1.0l, 8V, flex
Cilindrada: 999cm³
Potência: 75/73 cv a 6.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 9,9/ 9,5 Kgfm a 4.500 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 175/65 R14
Freios: disco na dianteira (240mm) e tambor na traseira (180mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.827mm; largura, 1.634mm; altura, 1.448mm; entre-eixos, 2.373mm
Peso: 967kg
Volumes: porta-malas – 290l; tanque de combustível: 48l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 13,6s/14s (e/g); velocidade máxima: 157/156Km/h (e/g)
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.