A segunda geração do crossover 3008 trouxe poucas alterações ao modelo que inaugurou um novo patamar de tecnologia no segmento com a adoção do motor 1.6 litro turbo de injeção direta. Era a primeira vez que uma marca mais popular oferecia este tipo de inovação ao consumidor brasileiro.
Por fora, novos conjuntos óticos na dianteira com luzes diurnas de leds, e também na traseira, com leds ao invés de lâmpadas comuns, mais resistentes e com maior tempo de vida útil. Outra mudança foi a grade frontal e os faróis de neblina, delineados por peças cromadas. Ficou mais sofisticado.
Agora o modelo é vendido em versão única, Griffe, topo de linha, com diversos itens de série, com destaque para o teto de vidro panorâmico e head-up display, além dos tradicionais ar-condicionado bizone, computador de bordo, piloto automático com regulador de velocidade, central multimídia com GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7’’ rebatível eletricamente, freio de estacionamento elétrico automático, entre outros.
O preço é um tanto salgado: R$ 100.900, que pode subir mais R$ 2 690 caso a cor escolhida seja a perolizada, no tom Branco Nacré.
Vida a bordo
A versatilidade é o que impressiona no Peugeot 3008, que conta com excelente espaço interno e um sistema de escamoteamento dos bancos que permite tornar o interior em uma van de carga, com capacidade de até 1.604 litros.
O motor THP 1.6l turbo é bem adequado ao modelo, que o deixa ágil e gostoso de dirigir. Acoplado ao câmbio automático de seis velocidades da Aisin, o conjunto motor-transmissão é receita de sucesso.
Típico carro de família, leva cinco passageiros com bastante conforto. Destaque para os dois porta-objetos sob o assoalho traseiro, e compartimento refrigerado no console central.
Tal como os Citroën, o Peugeot sofre ainda com a rejeição da marca por parte do consumidor brasileiro, que ficou um tanto arredio à marca por conta de problemas no passado, principalmente nos componentes de suspensão, incompatíveis com a má qualidade do asfalto, o que causava barulhos irritantes em partes da carroceria, com o tempo de uso.
Outro agravante da marca sempre foi a qualidade do atendimento da rede concessionária, e também elevado custo de aquisição de peças de reposição. Aparentemente a marca tem se esforçado para mudar esse quadro.
Ficha técnica
Peugeot 3008 Griffe
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta,4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: automático 6 velocidades
Direção: eletro-hidráulica variável
Tração: dianteira
Pneus: 225/50R17
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ABS com EBD, e controle de estabilidade
Dimensões: comprimento, 4.365mm; largura, 1.837mm; altura, 1.639mm; entre-eixos, 2.613mm
Peso: 1.480kg
Volumes: porta-malas – 656l/1.604l (com bancos rebatidos); tanque de combustível: 60l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 9,5s; velocidade máxima: 202Km/h
Consumo (Km/l): cidade – 8,8; estrada – 11,1
Editor da Revista Farol Alto