Apresentado no Salão do Automóvel do ano passado, o Chevrolet Spin Activ é um carro como a grande maioria dos modelos com visual aventureiro: cheio de enfeites plásticos que elevam o peso, e estepe pendurado na traseira (tornando o ato de abrir o porta-malas uma verdadeira missão impossível). Faltou um item, a suspensão elevada, mas nem todos os aventureiros têm.
Além do visual externo diferenciado, o Spin Activ conta com duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades ou automática de seis. A versão avaliada era automática, transmissão que segundo a Chevrolet foi aperfeiçoada, proporcionando trocas de marchas em tempo 50% menor e reduções duplas e triplas.
A versão avaliada tem preço médio de R$ 66.063 (Fipe), e contava com sistema multimídia MyLink com tela LCD sensível ao toque de 7’, bluetooth, câmera de ré, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, entre outros itens.
Há a opção com câmbio manual, mais em conta, por preço médio de R$ 62.261 (Fipe).
Vida a bordo
Assim como os primeiros Spin, a nova versão Activ conta com sistema de amortecimento bastante macio e confortável; ponto a favor para a GM uma vez que as ruas são esburacadas. A posição de dirigir é típica das minivans: sentado em elevação, o que facilita a entrada e saída do carro.
O interior agora é preto e cinza, ao invés do marrom do modelo anterior. Segundo a GM, a cabine predominantemente preta oferece maior controle dos reflexos e aumenta o conforto visual.
As rodas desta versão são de liga leve de 16 polegadas, inclusive o estepe, calçadas com pneus de uso misto 205/60 R16.
Pesa 1.325 kg, ante 1.255 kg da versão convencional, mas o motor é o mesmo 1.8 l flex de 108/106 cv de potência máxima a 5.400 rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 168/161 Nm a 3.200 rpm (etanol/gasolina), o que não traz nenhum tipo de empolgação na condução, mesmo com os dois pés no acelerador. Afinal, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 12,4 segundo (etanol) e 12,5 segundo (gasolina) e em ambos combustíveis atinge máxima de 165 km/h.
Fato curioso é que a versão Activ conta apenas com cinco lugares. Por conta disso, o porta-malas é bem generoso, com 710 litros de capacidade, que pode chegar a 1.841 litros, com os bancos rebatidos.
Ficha técnica
Chevrolet Spin Activ
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.8, 8V, Flex
Cilindrada: 1796cm³
Potência: 108/106 cv a 5.400 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 168/161 Nm a 3.200 rpm (e/g)
Câmbio: automática de 6 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 205/60 R16
Freios: discos ventilados dianteiros e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.424 mm; largura, 1.735 mm; altura, 1.696 mm; entre-eixos, 2.620 mm
Peso: 1.325 kg
Volumes: porta-malas – 710 l (até 1.841 l); tanque de combustível: 53 l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 12,4/12,5 s (e/g); velocidade máxima: 165 km/h
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d
Editor da Revista Farol Alto