Peugeot 2008 1.6 Griffe Manual – Além da beleza

Inegavelmente, o novo Peugeot 2008 é bonito e chama atenção de um público que não é explorado pela marca no comercial da TV: as mulheres. Poderia até ser um sucesso tal como foi o 206, no início do século, mas se limitará a um nível de consumidor com poder aquisitivo um pouco mais alto, uma vez que o preço é quase proibitivo para um carro deste tamanho: a partir de R$ 67.190.

Invalid rotator ID specified (path erc_98_1435891979 doesn't exist). Unable to display rotator.

Avaliamos a versão topo de linha, Griffe, com motor 1.6 flex de injeção multiponto convencional, que desenvolve até 122 cv de potência máxima a 5.800 rpm e torque máximo de 16,4 Kgfm a 4.000 rpm (etanol), e câmbio manual de cinco velocidades, que custa R$ 71.290 na cor vermelha. Se for qualquer outra cor, como a cinza metálica do veículo testado, deve-se acrescentar R$ 1.190 ao preço e, se for branco perolizado, mais R$ 1.590.

Vida a bordo
O forte do carro é a estética e o nível de equipamentos de série. A versão avaliada vem com seis airbags, teto de vidro panorâmico, sensor crepuscular e de chuva, e sensor de estacionamento dianteiro, além de outros dispositivos também presentes na versão de entrada, como sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, central multimídia com comandos no volante e bluetooth, GPS, ar-condicionado bi-zone, piloto automático etc..

Em outras palavras, é bem equipado, e isso agrada o consumidor mais atento e que costuma passar bastante tempo dentro do carro. Além disso, o conjunto motor-câmbio é bem equilibrado para o peso e tamanho do modelo, com respostas rápidas para o trânsito do dia a dia.

Ao volante, o 2008 é muito parecido com o hatchback 208, do qual deriva. Volante pequeno e console elevado, somado ao bom nível de ajuste de profundidade e altura do banco e volante permitem encontrar o posicionamento ideal, tanto para quem gosta de dirigir de forma elevada, como em um SUV, quanto para uma condução mais esportiva.

Os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro foram bastante úteis, principalmente o traseiro uma vez que a visibilidade em marcha à ré é prejudicada pelas largas colunas laterais traseiras. Uma câmera seria muito bem vindo.

O comportamento dinâmico é bom, bem confortável, com suspensão macia mas firme o suficiente para encara curvas com um pouco mais de velocidade.

Enfim, o Peugeot 2008 é um carro que tem tudo para ser um sucesso, porém é preciso lembrar que aqui é o Brasil e não a França.

Ficha técnica
Peugeot 2008 1.6 Griffe Manual
Motor: dianteiro, transversal, 16 V, 1,6l, admissão variável, flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 1.587 cm3
Potência: 122cv a 5.800 rpm/115cv a 6.000 rpm (e/g)
Torque: 16,4Kgfm/15,5Kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual de 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/60 R16
Freios: dianteira a disco ventilado (283x26mm)e discos sólidos na traseira (249x9mm), com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 4.159 mm; largura, 1.739 mm, altura 1.583 mm e entre-eixos, 2.542 mm
Peso: 1.205 kg
Volumes: porta-malas – 402 l; tanque de combustível: 55 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 10,2s/11,4s; velocidade máxima 190/183 km/h (e/g)
Consumo (Km/l) – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.