Lifan X60 – Barato, bonito e adequado

Lançado há pouco mais de dois anos, o maior apelo comercial do Lifan X60 continua sendo, sem dúvidas, o preço. Afinal, um SUV por R$ 59.990 é para quem compra carro por metro quadrado e não se importa em utilizar tecnologia sem muito refinamento, apesar de atual.

Invalid rotator ID specified (path erc_88_1439855501 doesn't exist). Unable to display rotator.

Exemplo é o motor 1.8l, que conta com variador de fase na admissão (VVT), mas rende apenas 128 cv de potência máxima e torque máximo de 16,8 Kgfm a 4.000 rpm, e roda somente com gasolina. Outro é o sistema multimídia que peca pela poluição visual gráfica típica de eletrônicos chineses.

Mas, por fora é um carro para se admirar, pois conta com certo charme e beleza, e até mesmo um pouco de originalidade, com faróis diurnos e lanternas de led. As dimensões são generosas para um segmento que está cada vez mais compacto, o que reforça a ideia de que é ideal para quem quer um carro grande, mas não quer pagar muito caro por isso.

Vida a bordo
Internamente, o X60 entrega a sensação de passado. Se por fora o design tem atrativos, por dentro a grande quantidade de plástico duro não transmite o conforto esperado para um carro do tamanho que tem. Os bancos em couro sintético até ajudam a amenizar, mas não enganam: é um carro com características de popular em carroceria larga.

A posição de dirigir é típica dos SUV, elevada, bem sentado, com ampla visão exterior. Pelo tamanho, o ajuste da relação motor-câmbio é bem apropriado, com as duas primeiras marchas bem curtas para dar agilidade nas arrancadas, algo muito bom para centros urbanos. Em tempo, o câmbio é manual com cinco velocidades.

O comportamento dinâmico do carro é bom. O sistema de suspensão e os pneus de banda alta cumprem bem o papel de filtrar as irregularidades do asfalto ruim das ruas brasileiras. Neste sentido, é o modelo de carro mais apropriado para esta selva de pedras.

O modelo vem com câmera de ré como item de série, além de sensor de estacionamento traseiro, recursos muito bem pensados em um carro deste tamanho, em que nem sempre toda a área envidraçada é suficiente para realizar manobras nas cada vez mais apertadas vagas de estacionamento. Pelo conjunto da obra, é o carro ideal para quem faz questão de andar de SUV, não se incomoda com custo de manutenção um pouco mais elevado, e não quer pagar o preço de uma marca mais tradicional. Em verdade é um carro que ainda tem que evoluir, e quando isso acontecer, com certeza não será assim tão mais em conta do que os concorrentes.

Ficha técnica
Lifan X60 Talent
Motor: dianteiro, transversal, 16 V, 1,8l, VVT, gasolina
Cilindrada: 1.794 cm3
Potência: 128cv a 6.000 rpm
Torque: 16,8Kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 215/65 R16
Freios: dianteira a disco ventilado e sólidos na traseira, com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 4.325 mm; largura, 1.790 mm, altura 1.690 mm e entre-eixos, 2.600 mm
Peso: 1.330 kg
Volumes: porta-malas – 405 l; tanque de combustível: 55 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: n/d; velocidade máxima 170 km/h (e/g)
Consumo (Km/l) – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.