Combustível sob suspeita – Goma que cola tudo

Luis Carlos Bailone Luizinho Reparações Automotivas  Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 2789, Jardim Tremembé  (11) 2203-1627
Luis Carlos Bailone
Luizinho Reparações Automotivas
Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 2789, Jardim Tremembé
(11) 2203-1627

O caso que vamos comentar esse mês ocorreu com um Honda New Civic, porém poderia ter sido com qualquer outro veículo. Com apenas 50.000 km, o carro, ano/modelo 2011, chegou de guincho na oficina, a Luizinho Reparações Automotivas, sem partida. Veio ainda de outra oficina, que não conseguiu fazer o diagnóstico.

Realizamos uma inspeção visual no motor e tudo parecia em ordem. Com auxílio de um boroscópio, instrumento para observação óptica em locais de acesso muito difícil, observamos formação de goma na cabeça de válvula de escape do motor, o que nos deu uma ideia do que poderia ser.

O boroscópio é uma ferramenta muito útil para fazer diagnóstico em motores, pois é possível ver qual é o problema sem a necessidade de abrir o motor, e assim realizar orçamentos precisos.

Fizemos também uma verificação da vedação do cabeçote, com a ferramenta de vazamento de cilindro, e descobrimos que não estava em ordem. Abrimos o motor e encontramos muita goma na parte superior.

Decidimos, então, tirar o carter e nesse momento encontramos mais uma surpresa desagradável: os anéis de pistão estavam travados na canaleta do pistão por causa da goma. Eis o motivo pelo qual o motor não pegava.

O motor após realização do serviço
O motor após realização do serviço

Conversamos com o dono do carro que contou que o veículo sempre foi abastecido com etanol, desde que foi comprado, zero Km. Isso nos faz suspeitar fortemente da qualidade do combustível, pois não há outra explicação para a formação de tanta goma, ainda mais em um carro com tão baixa quilometragem.

Felizmente não houve necessidade de uma retifica total. Apenas a parte superior, no cabeçote, pois não assentava corretamente. Mas, foi preciso trocar anéis e bronzinas de biela, por precaução.

Com o uso de equipamentos como o boroscópio (na caixa vermelha) e o medidor de vazamento de cilindro, constatamos o defeito antes mesmo de abrir o motor
Com o uso de equipamentos como o boroscópio (na caixa vermelha) e o medidor de vazamento de cilindro, constatamos o defeito antes mesmo de abrir o motor

Combustível
É muito importante que nos dias de hoje o motorista preste bastante atenção na qualidade do combustível que utiliza no veículo. A formação de goma tal qual encontramos neste carro impressionou. É recomendável, inclusive, nos carros flex, a utilização de gasolina de vez em quando, para evitar esse tipo de problema.

Porém é preciso atenção. Se o carro sempre usou etanol, antes de trocar de combustível é indicado substituir o filtro de combustível primeiro, pois a goma se forma nele também, assim como no tanque, bomba e bicos injetores. Se usar o mesmo filtro, pode prejudicar todo o sistema de alimentação do veículo.

A gasolina neste caso funciona como solvente da goma, e limpa o sistema. De novo, fica a recomendação para uso de gasolina de boa procedência.

No caso do New Civic atendido na oficina, o custo total do conserto foi de R$ 8.000, mas poderia ter chegado a R$ 15.000 com facilidade. A sorte foi não precisar de retífica das camisas do motor.

Como disse no início, poderia ter sido qualquer marca e modelo de veículo. Temos conhecimento de carros da PSA -Peugeot Citroën com o mesmo problema.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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