Ler o manual do proprietário antes de colocar qualquer tipo de fluído no carro é muito importante e pode evitar grandes prejuízos. Isso porque lá estão (ou deveria estar) as principais características dos componentes que formam o veículo e a correta forma de manutenção.
Temos recebido na nossa oficina, a Souza Car, diversos casos de defeitos no sistema de direção hidráulica causado por falta de atenção do motorista. A cena típica é a seguinte: pela manhã, na garagem, o dono do carro percebe uma mancha de óleo de chão. Ao verificar, constata que é fluido da direção hidráulica.
Abre o reservatório, percebe que está com o nível abaixo do mínimo, vai a um posto de combustível ou autopeças e pede o fluido para o atendente. Diante das várias opções de marcas e preços, escolhe o mais barato. Afinal, vai vazar mesmo. Porém, existem tipos diferentes de fluido para direção hidráulica e eles não são compatíveis.
Aqui na oficina, temos atendido diversos Honda Civic com caixa de direção estragada por uso de fluido incorreto. Nos modelos Honda, a especificação do fluido é PSF (Power Steering Fluid) e não Dexron, como na maioria dos veículos.
O problema de se usar Dexron em direções hidráulicas que pedem PSF é que os componentes internos da bomba hidráulica se desgastam por
conta do atrito, danificando rotor, conjunto rotativo, e até mesmo a carcaça.
Porém, o mais triste é que normalmente o problema de vazamento é simples de resolver, e barato, pois na maioria dos casos é uma mangueira estourada ou um minúsculo anel de borracha tipo o’ring.
O preço do conserto do vazamento é de no máximo R$ 400, dependendo da origem. Já o conserto de uma bomba hidráulica, custa acima de R$ 1.000 e, no caso dos Honda, que a bomba hidráulica não aceita reparo, é preciso substituir o conjunto inteiro, que na concessionária custa R$ 3.200, e este é o tipo de componente que recomendamos instalar o original.
Algo incrível em todos os casos que atendemos é que o dono do carro convive com o vazamento de fluido por pouco tempo. Em apenas dois meses a direção hidráulica do Honda passa a ficar pesada e fazer ruídos estranhos. Nessa hora, infelizmente, já é tarde.
E este não é uma exclusividade de veículos Honda, os modelos da Audi e Mercedes-Benz também utilizam fluido PSF.
No caso dos Honda, especificadamente, recomendamos o uso do fluido genuíno, da embalagem com a logomarca da montadora, PSF-S, pois além de ser o ideal, tem preço competitivo com os demais do mercado.
O produto é produzido especificadamente para a Honda pela Chevron, feito com óleos básicos minerais, sintéticos e aditivos compatíveis com os diversos elastômeros do sistema de direção hidráulica do carro.
Editor da Revista Farol Alto