Qualidade – Fome de borracha

Alexandre Morikawa Automecânica e Elétrica Morikawa R. São Paulo de Oliveira, 877  Jd. Cumbica, Guarulhos  (11) 2481-3819
Alexandre Morikawa
Automecânica e Elétrica Morikawa
R. São Paulo de Oliveira, 877
Jd. Cumbica, Guarulhos
(11) 2481-3819

Os clientes de serviços automotivos estão cada vez mais atentos e exigentes, e por isso nos dias atuais o reparador precisa, além de saber trabalhar, saber o que está usando nos veículos em termos de peças de reposição.

Prova disso é uma situação ocorrida aqui na oficina, a Automecânica e Elétrica Morikawa. Um cliente chegou para fazer revisão de um carro usado que tinha acabado de comprar. Era um Chevrolet Montana 2009 1.8 flex. Fizemos um check-list visual de todo os itens e segundo o cliente, o proprietário anterior comentou que havia trocado o kit de transmissão (correia dentada, bomba d’água, rolamento tensor e demais componentes) há 20.000 km.

Mesmo assim fizemos uma avaliação do sistema e quando removemos a capa protetora da correia dentada encontramos um problema muito sério. E, o pior de tudo é que este não foi o primeiro caso desse tipo que pegamos na oficina. Nos últimos dois anos, nos deparamos com outros dois casos idênticos: correia dentada desgastada de forma irregular, com metade da largura de fábrica.

Problema de projeto da bomba d’água dos motores GM 1.8 Flex desgasta correia dentada prematuramente
Problema de projeto da bomba d’água dos motores GM 1.8 Flex desgasta correia dentada prematuramente

Em todos os casos, um vilão em comum: a bomba d’água com polia de plástico. De alguma forma, a correia é danificada ao passar pela bomba d’água, tanto que os resíduos de borracha ficam acumulados nos dentes da polia e em todo alojamento da correia dentada. É um problema de engenharia da peça e que precisa urgentemente de correção.

Nos três casos a peça era do mesmo fabricante, aplicada no motor GM 1.8 Flex, mas em modelos de veículos diferentes. É preciso lembrar que esse motor era usado também em veículos Fiat, assim não será espanto saber de casos em modelos da montadora de origem italiana.

Fabricante já foi alertado, mas até agora não tomou providências
Fabricante já foi alertado…
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… mas até agora não tomou providências

Para ter certeza absoluta que o problema era (e ainda é) a bomba d’água, substituímos o componente e monitoramos a cada 5.000 km. Foi assim no primeiro e segundo casos, nos anos anteriores. Em ambos a mesma constatação.

Entramos em contato com o fabricante da peça, que é da região de Campinas, mas em nenhuma das vezes recebemos retorno. O pior de tudo é que a marca em questão era, até então, de boa qualidade e procedência. Isso nos leva a crer que tanto o reparador quanto o consumidor final precisa ficar muito atento na hora de escolher a marca das peças que instala no veículo, pois algumas empresas têm simplesmente embalado os produtos sem mais os mesmos critérios de qualidade.

Desde aquela época não compro mais dessa marca, e inclusive nossos fornecedores também pararam de trabalhar com ela. Lamentamos muito tudo isso, principalmente a falta de atenção do fabricante em relação ao atendimento ao cliente.

Não estamos aqui para jogar pedras, mas para ajudar, pois o trabalho do reparador depende da qualidade dos componentes instalados. Se não podemos contar com um mínimo de atenção, só nos resta lamentar.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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