Lançado em fevereiro do ano passado, o Volkswagen up! 1.0l 3 cilindros é um carro relativamente novo no mercado, e chegou para difundir a proposta de donwsizing de motores, com a retirada de um cilindro do conjunto, para reduzir peso.
Porém, muito mais do que isso, o novo propulsor da Volkswagen conta com novidades construtivas, o que na maioria das vezes gera estranheza. Uma delas é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, feito por meio de duas válvulas termostáticas.
Com isso, o bloco trabalha com temperatura mais elevada, o que torna o o óleo mais fluido e garante menor atrito entre os componentes. A temperatura de arrefecimento do cabeçote é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível.
E foi justamente em um desses circuitos de arrefecimento que encontramos um defeito inusitado. O veículo, pertencente a um cliente corporativo, chegou rodando à oficina e o motorista reclamava de uma luz vermelha piscante no painel.
Identificamos que era a luz de temperatura do veículo, que não possui medidor, somente uma lâmpada de sinalização que pisca quando a temperatura do motor atinge níveis elevados.
Após uma checagem superficial, verificamos que havia um vazamento pela carcaça da válvula termostática. Ao desmontar, encontramos uma novidade em relação aos veículos que costumamos trabalhar. Este motor conta com um novo sistema de acionamento da bomba d’água integrado com a válvula termostática, porém independente.
Normalmente, a bomba d’água é ligada ao motor na mesma correia Poly V do alternador, compressor do ar-condicionado e outros acessórios. Este veículo, não. A bomba d’água está em um conjunto separado, acionado por uma correia dentada.
O vazamento ocorreu através da junta de borracha que fica entre a carcaça da válvula termostática e o bloco do motor. Ao desmontar o conjunto, percebemos um dente na junta, por onde o fluido de arrefecimento vazou.
Causou estranheza a forma como a junta desgastou, porém é uma peça de fácil reposição e que pode ser comprada nas concessionárias da marca. Felizmente não é necessário trocar todo o conjunto, só a junta, que custa em torno de R$ 50.
Este caso merece um alerta para quem dirige carro que não tem mostrador de temperatura, somente a luz indicadora: quando ela acender, pare o carro em um local seguro o mais rápido possível, chame o guincho e leve para a oficina. Este deu sorte, pois chegou a tempo. O risco de o motor fundir por superaquecimento é grande. E se tivesse ocorrido, o prejuízo seria tão grande quanto.
Já quando piscar no painel qualquer luz amarela, significa que algum sistema do veículo não está funcionando corretamente, porém é possível rodar até a oficina.
Assista esta matéria em vídeo pelo Canal 100% Motor
Editor da Revista Farol Alto