Defeito interessante – Carro com refluxo. O que é isso?

Sergio Torigoe Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe Rua Serra de Botucatú, 2724 (11) 2097-8440
Sergio Torigoe
Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe
Rua Serra de Botucatú, 2724
(11) 2097-8440

O automóvel é uma máquina complexa, composto de diversos tipos de materiais diferentes, e cabe a nós, reparadores automotivos, estar sempre atentos às novidades que as montadoras lançam a cada ano. Os catalisadores são peças interessantes, formados por uma colmeia de cerâmica revestida de metais preciosos e raros, que tem como função transformar gases poluentes e tóxicos em água e gases não tóxicos, como gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2).

Pelo fato de conter metais nobres e preciosos, este componente tem custo elevado, e é feito sob medida para cada modelo de veículo, e segundo os fabricantes do componente, têm vida útil idêntica à do veículo, desde que não seja contaminado por substâncias diferentes à da queima da gasolina ou etanol. O caso que iremos avaliar trata disso.

Recebemos este Volkswagen Spacefox 2010/2011 de uma outra oficina, que trocou o módulo de injeção e diagnosticou o defeito como sendo no corpo de borboleta. O carro está com aceleração fraca, limitada a 1.500 – 2.000 rpm.

O Spacefox chegou com sintomas de problemas no catalisador ou abafador, mas o causador disso tudo era outro...
O Spacefox chegou com sintomas de problemas no catalisador ou abafador, mas o causador disso tudo era outro…

Pegamos o scanner e avaliamos, porém não encontramos nenhum tipo de defeito eletrônico na memória do veículo. Assim, descartamos o defeito no corpo de borboleta.

Passamos então a analisar o funcionamento do motor. Quando acelerava, cortava o giro e todo o motor tremia muito, e a gente percebia que o ar voltava pelo corpo de borboleta, um comportamento que chamamos de refluxo.

Sujeira branca no sensor de oxigênio indica má qualidade do combustível...
Sujeira branca no sensor de oxigênio indica má qualidade do combustível…

Começamos a desconfiar de que havia algo entupido no sistema de exaustão, e decidimos fazer um teste prático: retiramos a sonda de oxigênio do coletor de escape e percebemos que ela estava contaminada com um produto branco, que não sabemos o que é. Demos partida no carro e como criamos uma área de escape, o motor ficou livre e respondeu normalmente.

Assim, chegamos à conclusão de que o problema está no sistema de exaustão, no catalisador ou no abafador, um desses componentes poderia estar entupido e precisava ser substituído. Por conta da contaminação da sonda lambda, decidimos primeiramente verificar o catalisador. E foi um tiro certeiro. A parte cerâmica do lado de entrada dos gases estava totalmente derretida e bloqueada, e isso impedia os gases de sair.

Alta temperatura

...que foi comprovado com o derretimento da cerâmica do catalisador
…que foi comprovado com o derretimento da cerâmica do catalisador

Normalmente, isso acontece quando a temperatura dos gases é muito mais alta do que o normal. Uma das principais causas disso é o combustível, que pode estar aditivado com alguma outra substância imprópria.

Por isso, é muito importante que o consumidor fique atento à qualidade do combustível que utiliza no veículo. Neste caso, trocamos o catalisador, e todo o serviço ficou mais de R$ 1.000. Assim, evite abastecer em postos desconhecidos e com combustível com preço muito abaixo do praticado no mercado. Na maioria das vezes, essa economia custa mais caro depois, na oficina.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.