Honda HR-V EX – Bom, bonito e muito caro

Desde o lançamento, em março deste ano, o SUV compacto da Honda, HR-V é um sucesso de vendas. Para entender os motivos, avaliamos a versão intermediária, EX, que custa absurdos R$ 84.700. Indiscutivelmente, é um carro bonito por fora. Tem linhas agressivas e atuais, e uma atraente silhueta de hatchback anabolizado. Chama atenção por onde passa.

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Para justificar o alto preço, vem com motor 1.8 flex que desenvolve 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol (isso mesmo, pois segundo a Honda, ao desenvolver o motor, a calibragem de potência ficou em segundo plano, sendo mandatório o consumo e emissões), acoplado em um câmbio CVT com sete marchas virtuais. O motor é o mesmo que o equipa a versão de entrada do sedan Civic, mas o CVT é novo. Apesar de ser um conjunto bem equilibrado, não empolga. Pisar fundo no acelerador é perda de tempo e combustível. Porém, traz como vantagem a economia de combustível, se andar de forma moderada, civilizada. Durante a semana de teste, com etanol e circuito misto de 80% urbano livre e 20% rodoviário livre, fez 9,3 km/l de média.

Vida a bordo
O interior é um tanto o quanto espartano. Apesar de ter o básico de equipamentos essenciais (vidros elétricos com botão automático nas quatro portas, regulagem elétrica do retrovisor externo, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas elétricas, freio de estacionamento elétrico com sistema auto hold, sistema de áudio com bluetooth e comandos no volante), não tem o requinte esperado para um carro de 80 mil reais.

O acabamento é simples, com estofamento em tecido, e design estranho, principalmente as saídas de ar do lado do passageiro, uma fila reta de três dutos que atingem em cheio o rosto. Esteticamente é feio e funcionalmente não muito bom, exceto para quem tem fogo no corpo.

Mas, o sistema de ar-condicionado é simples, sem regulagens individuais, e nem mesmo controle eletrônico da temperatura. É inclusive, um tanto o quanto fraco para o verão brasileiro, poderia esfriar mais rápido.

Outro item que poderia ser melhor aproveitado no carro é o sistema multimídia, com tela LCD de 5 polegadas, que serve apenas para mostrar imagem da câmera de ré.

No entanto, grande parte desses melhoramentos são encontrados na versão topo de linha, EXL, qu custa R$ 92.900. E, mesmo assim, há 3 meses de fila de espera pelo carro, e o que faz dele um sucesso de vendas é a reputação da marca, conquistada pela excelente performance mecânica.

Ficha técnica
Honda HR-V 1.8 FlexOne EX
Motor: dianteiro, transversal, 1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Cilindrada: 1.799 cm3
Potência: 140 cv a 6500 rpm/139 cv a 6300 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 17.3 kgfm a 4800 rpm/17.5 kgfm a 5000 (g/e)
Câmbio: CVT com 7 velocidades virtuais
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 215/55 R17
Freios: disco ventilado, com ABS, EBD, ESP, controle de tração e auto hold
Dimensões: comprimento, 4.294 mm; largura, 1.772 mm, altura 1.586 mm e entre-eixos, 2.610 mm
Peso: 1.270 kg
Volumes: porta-malas – 437 l; tanque de combustível: 51 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: n/d; velocidade máxima: n/d
Consumo – ciclo urbano (Km/ l): 7,1/ 10,5 (e/g); ciclo rodoviário (Km/ l): 8,5/ 12,1 (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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