Peugeot 2008 THP Flex – Pena que não tem automático

Não faz muito tempo, avaliamos a versão Griffe 1.6l flex aspirada do Peugeot 2008, e agora voltamos a escrever sobre o modelo, porém com motor THP, também 1.6l flex mas com turbo e injeção direta, que rende 173 cv de potência máxima a 6.000 rpm. Esse mesmo propulsor equipa o Citroën C4 Lounge.

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A pegada muda. O sistema de injeção de alta pressão e o turbo fazem diferença, mas também porque o modelo só vem com câmbio manual de seis velocidades, uma vez que a caixa automática AT6 da Aisin utilizada nos demais modelos da marca não cabe no compacto 2008. Um problema que a engenharia da Peugeot precisa resolver logo, pois compradores deste nível de veículo hoje em dia demandam transmissões automáticas pelo simples fato de que o trânsito nas cidades virou um inferno. Mas, se você é um desses poucos privilegiados que não enfrenta trânsito no dia a dia, então esse carro é a sorte grande.

O preço também muda. Custa a partir de R$ 79.590. E na mesma cor do veículo avaliado, Branco Nacré, mais R$ 1.590. Mas é bem equipado, com itens de série exclusivos como faróis de neblina com sistema cornering, sistema de auxílio de partida em aclive, retrovisores cromados, controle eletrônico de estabilidade (ESP), pedaleiras esportivas em alumínio e Grip Control® (Controle de tração) – 5 modos de funcionamento (barro, areia, neve, normal, off).

Vida a bordo
Definitivamente, o 2008 trata melhor os ocupantes do que a maioria dos rivais. Posição de dirigir é excelente, o nível de conforto interno também, mas infelizmente a falta do câmbio automático depõe contra tantos bons atributos, apesar de o modelo ser bastante econômico. Na semana de teste fez em média 8 km/l com etanol, rodando majoritariamente na cidade, com trânsito moderado.

Porém o carro avaliado precisava de uma ligeira regulagem de embreagem e motor, pois em diversas ocasiões, sempre nas saídas, o carro morria, e para evitar isso era preciso elevar a rotação. Além disso, nas retomadas, em baixa rotação, era sensível um pequeno engasgo, acompanhado de uma demora para ganhar velocidade. Esse tipo de situação não deveria ocorrer com um câmbio manual, pois torna a tarefa de dirigir no trânsito um pouco mais incômoda.

Apesar de ter um bom conteúdo tecnológico no sistema de propulsão e excelente nível de conforto, é um carro caro, e a marca não tem a melhor das reputações no mercado. Uma pena, pois é um modelo de muito bom gosto.

Ficha técnica
Peugeot 2008 THF Flex
Motor: dianteiro, transversal, 1.6l, DOHC 16 V turbo, injeção direta, flex
Cilindrada: 1.598 cm3
Potência: 173 cv/165 cv a 6.000 (Etanol/Gasolina)
Torque: 24,5 kgfm a 1.750 rpm (e/g)
Câmbio: manual de seis velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/60 R16
Freios: dianteira a disco ventilado (283 mm x 26 mm) e sólidos na traseira (249 mm x 9 mm), com ABS, EBD, ESP, controle de tração e assistente de ladeira
Dimensões: comprimento, 4.159 mm; largura, 1.739 mm, altura 1.583 mm e entre-eixos, 2.542 mm
Peso: 1.231 kg
Volumes: porta-malas – 355 l; tanque de combustível: 55 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 8,1/8,3 s (e/g); velocidade máxima 206/203 km/h (e/g)
Consumo – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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