Com uma frequência maior do que gostaria, atendo consumidores que chegam à oficina com reclamação de barulho alto vindo das rodas. Não são raros os casos de motoristas que nos procuram após já ter ido a uma outra oficina, onde trocaram os rolamentos das rodas, mas o ruído não parou.
Minha resposta é: “E não vai parar mesmo, porque o problema é pneu e não rolamento”, e aguardo a reação, que na maioria das vezes é de espanto. “Pneu? Como assim?”, me perguntam.
A explicação é simples, mas difícil de entender. Os pneus escamam, e por isso é importante fazer o rodízio, alinhamento e balanceamento de forma preventiva, a cada 10.000 km.
Os últimos que atendi com esse tipo de reclamação não havia feito nenhum tipo de manutenção nos pneus há mais de 20.000 km, e só de passar a mão sobre a banda de rodagem identifico o problema. Esse é o tipo de situação que acontece independente da marca do pneu. O rodízio é muito importante uma vez que evita o desgaste desigual. Como a maioria dos carros é tração dianteira, os pneus traseiros, por não sofrerem tração, começam a se desgastar pelo lado interno, no geral.
Com isso, os blocos da banda de rodagem se desgastam de forma desigual, uns ficam mais altos que outros, e o resultado disso é aumento do ruído ao rodar, o que muitos confundem com rolamento, mas na verdade é falta de rodízio nos pneus.
Rodízio
Outra informação que costumo dar aos clientes é sobre a técnica de rodízio. Como a maioria dos carros modernos utiliza pneus radiais, e todos da mesma medida, o correto é trocar os da frente pelos de trás, em paralelo, ou seja, direito da frente com o direito de trás, e esquerdo da frente com o esquerdo de trás.
Além disso, a maioria dos pneus possuem sentido de rodagem e por isso não é possível fazer inversão. Assim, o rodízio em X é errado, pois a malha de aço, que é intercalada, torce, e pode até danificar o pneu.
Não aconselho usar o estepe, mesmo porque muitos modelos já possuem estepe com medida menor, apenas para emergências, de baixa velocidade.
Bolhas
Outra dúvida que costumo tirar dos clientes é sobre bolhas. O aparecimento delas é normalmente por mau uso, algum impacto em guias ou buracos. Todo pneu possui duas lonas laterais, e o surgimento de bolha dá-se pelo rompimento de uma dessas lonas.
É aconselhável trocar o pneu com bolha o quanto antes, pois além de prejudicar a dirigibilidade, pode romper a qualquer momento e obrigar o motorista a parar para trocá-lo.
Editor da Revista Farol Alto