Como eu sempre digo, existem carros que enchem os olhos do povo, mas são para poucos. O Land Rover Freelander 2 i6 SE 2008 é um deles. Trata-se de um SUV importado, com motor gasolina de 6 cilindros em linha, 3,2 litros, que desenvolve 233 cv de potência a 6.300 rpm, e 317 Nm de torque máximo a 3.200 rpm, de acordo com informações da montadora.
Usado, custa de acordo com a tabela Fipe, menos de R$ 56.000, o mesmo que alguns modelos compactos zero Km, com motor 1.4l ou 1.6l, mas sem o mesmo nível de qualidade de acabamento, conforto e tecnologia. E é ai que mora o perigo.
Esse modelo tem um defeito crônico, que já peguei em várias unidades, e de um tempo para cá, ficou ainda mais caro para o consumidor. Do nada, a ventoinha para de funcionar e o motor ferve. Trata-se de um problema no módulo do sistema de arrefecimento, que exige a troca do componente, não tem outra solução.
E digo que ficou mais caro pois antigamente, a Land Rover vendia somente o módulo, a gente fazia a substituição e pronto. Mas, de uns tempos para cá, a montadora só tem disponibilizado o conjunto módulo-ventoinha, como uma peça integrada, que custa R$ 4.100. E não tem escapatória. O veículo que está na oficina tem 80.000 km rodados, o que não é muito para um modelo de oito anos.
O mais complicado do serviço é a mão de obra para trocar o conjunto, pois é necessário desmontar toda a frente, retirar parachoque, alma de alumínio, e a travessa do radiador, o que leva quase o dia inteiro.
Peças originais
Outro detalhe desse veículo é que raramente ele aceita peças paralelas. Felizmente o dono desse carro é consciente disso e possui condições de manter o Freelander 2 de acordo com as exigências do carro. Mas nem sempre foi assim.
A primeira vez que o carro veio para a oficina foi por causa de um jogo de coxins de motor e câmbio. Para economizar, o dono do carro comprou peças paralelas, que serviam mas não eram adequadas. Este modelo utiliza coxim hidráulico e o que ele comprou não era hidráulico e isso fez com que toda a vibração do motor e câmbio fosse transmitida para o habitáculo. Trocamos por peças originais e o problema foi resolvido, porém o preço dos coxins é alto: R$ 2.000 o conjunto. E, só para se ter ideia, um farol deste carro custa R$ 7.000 nas concessionárias.
Assim, recomendo a todos interessados que avaliem bem antes de se aventurarem em carros como este, pois a alegria da compra pode virar um pesadelo no dia seguinte.
Editor da Revista Farol Alto