Renault Duster Oroch 2.0 – Mais bonito do que o SUV

A foto principal desta matéria de avaliação destaca a traseira do carro porque na verdade esta é a novidade da picape Duster Oroch, da Renault. Desenvolvido para o mercado sul-americano, o carro é maior do que os modelos baseados em automóveis, e menor do que as picapes médias, podendo assim ser considerada uma picape compacta grande.

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Porém, o principal atributo do modelo, a caçamba, tem capacidade de carga de apenas 683 litros e 650 kg (carga útil), medidas bem próximas às do principal concorrente, o Fiat Strada Cabine Dupla, que leva 680 litros e 650 kg de carga útil.

A vantagem está no espaço interno, uma vez que conta com maior entreeixos, altura, largura e claro, comprimento, o que permite ter quatro portas, tais como as picapes médias.

Vida a bordo
A versão disponibilizada para avaliação foi a topo de linha, Dynamique, com motor 2.0l e câmbio manual de seis velocidades, que custa a partir de R$ 70.790. O valor sobe R$ 1.600 para cores especiais (como a verde esmeralda da versão avaliada), e mais R$ 1.700 para bancos em couro.

O conjunto motor-câmbio é o mesmo que equipa o SUV Duster e outros modelos da marca. A crítica fica por conta da relação curta demais para uma transmissão de seis velocidades. A 120 km/h, em sexta marcha, a rotação é superior a 3.000 rpm. Poderia ser um pouco mais longa, o que ajudaria a reduzir o consumo na estrada. Porém, para uso urbano e, principalmente, carregada, a relação é perfeita, pois deixa o carro esperto e ágil.

A suspensão independente nas quatro rodas foi uma escolha inteligente que favorece conforto e dirigibilidade e, mesmo com a traseira leve (quando descarregado), o carro tem comportamento dinâmico previsível.

Quem viaja no banco traseiro reclama da posição do puxador da porta, que fica bem na altura do joelho e é estranho de manobrar, na hora de fechar a porta. Mas, fora isso, o espaço para pernas é muito bom.

Além disso, internamente pode melhorar. Alguns botões (regulagem do retrovisor externo, acionamento do piloto automático e botão Eco) e a central multimídia estão muito mal posicionados, e chega a atrapalhar na condução, até se acostumar com eles. Mas isso é comum no SUV Duster.

Já o design, apesar de o SUV ter gosto duvidoso, a picape Oroch agradou. Durante a semana de teste, diversas pessoas elogiaram as formas, principalmente pelo tamanho, que remete à robustez e resistência. “Parece que aguenta o tranco”, comentaram.

Ficha técnica
Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique
Motor: dianteiro, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 1.998 cm³
Potência: 148/143 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 20,9/20,2 kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual de seis velocidades
Direção: Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
Tração: dianteira
Pneus: 215/65 R16
Freios: discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro, ABS e EBD
Dimensões: comprimento, 4.693 mm; largura, 1.821 mm, altura 1.695 mm e entre-eixos, 2.829 mm
Peso: 1.346 kg
Volumes: caçamba – 683 l (carga útil: 650 kg); tanque de combustível: 50 l
Desempenho: velocidade máxima de 186/178 km/h (e/g); aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7/10,6 s (e/g)
Consumo (Km/l): cidade – 6,4/9,2 (e/g); estrada – 7,3/10,8 (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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