Há quem diga que o óleo da direção hidráulica é ‘lifetime’, ou seja, dura o mesmo tempo da vida útil do carro, e não requer nenhum tipo de manutenção ou substituição, somente reabastecimento em caso de vazamento ou evaporação, porém nem sempre isso é regra.
Tanto que alguns fabricantes de direção hidráulica recomendam a manutenção a cada 50.000 km, com troca do óleo, por precaução, para evitar problemas mais graves com o conjunto, principalmente a bomba.
Relatamos a seguir um caso ocorrido na oficina, de um Volkswagen Fox 1.0, 2008, com 145.440 km, que o cliente reclamava de direção dura. já fazia algum tempo.
Nossa primeira providência foi substituir o óleo da direção. Como o sistema não possui um ponto para esvaziamento, tal como o óleo motor, a única forma de trocar o fluido da direção hidráulica é pela mangueira de retorno para o reservatório, e o procedimento correto demanda a alimentação com óleo novo ao mesmo tempo que o velho é retirado, para o sistema não ficar seco pois todo processo é feito com o motor ligado.
Notamos imediatamente que a cor do óleo estava muito mais escura do que o normal. Segundo o proprietário do veículo, desde que o carro foi adquirido nunca foi feita nenhum tipo de manutenção no sistema, que até então funcionou perfeitamente.
Após algum tempo, a cor do óleo que saia era bem próxima do fluido novo, indicando que a troca estava completa. Dica: para retirar todo o óleo das cavidades do sistema hidráulico, deve-se movimentar o volante de um lado para o outro, com as rodas da frente erguidas.
Foi interessante notar a cor do óleo que saiu do sistema. Estava muito, mas muito escuro, e isso acabou prejudicando a bomba da direção, que acabou travando e não pressurizava o sistema com força o suficiente para deixar o volante mais leve.
Assim, a solução para o problema foi a troca da bomba da direção hidráulica, que infelizmente ficou comprometida pela falta de manutenção no sistema (troca do fluido, que no veículo é o ATF Dexron III).
De qualquer maneira, não é possível condenar o componente, que funcionou muito bem por mais de 145.000 km, porém se o proprietário tivesse realizado a troca do óleo pelo menos uma vez neste período, talvez não teria de desembolsar mais de R$ 850 neste serviço corretivo.
Assim, recomendamos a todos os nossos clientes e amigos a verificação anual do sistema e a troca do óleo a cada 50.000 km, preventivamente.
Editor da Revista Farol Alto