Manutenção preventiva – Para o sonho não virar pesadelo

Júlio de Souza SouzaCar  Rua Baquiá, 520, Carrão  (11) 2295-7662
Júlio de Souza
SouzaCar
Rua Baquiá, 520, Carrão
(11) 2295-7662

Todo sonho é válido, inclusive a compra daquele carro que desde criança pede ao Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e outros símbolos mágicos para trazer e guardar na garagem. Muita gente passa anos economizando para ostentar uma ou outra marca de luxo, e um dia a oportunidade bate à porta. Aquele carrão do tempo de infância hoje custa menos de 10% de um zero km, e é justamente o valor que tem na poupança. Agora sim.

Esse tipo de história nós, que temos oficina mecânica, ouvimos toda semana, principalmente quando apresentamos o orçamento do conserto do sonho de consumo, que depois de alguns meses virou dor de cabeça e um tremendo pesadelo. Por isso, sempre alertamos: cuidado com as ofertas tentadoras das marcas premium de segunda mão.

Normalmente, um carro zero km se compra pela empolgação, pela emoção, pelo prazer de ser o primeiro a dirigir aquele veículo. Mas, um carro usado deve ser comprado pela razão, por um motivo certo, uma finalidade.

Um Audi A4 V6 2000 custa menos de R$ 20.000, mas manutenções como troca de correia e bomba d’água são caras
Um Audi A4 V6 2000 custa menos de R$ 20.000, mas manutenções como troca de correia e bomba d’água são caras

Hoje em dia existem diversas oportunidades de perder dinheiro com carros usados. Um exemplo é um Audi A4 V6 30V, 2000, que custa R$ 21.700 (Fipe), mas na atual situação se encontra por menos de R$ 17.000. É um excelente carro, tem um belo motor, roda muito bem, mas quando dá algum defeito, haja dinheiro.

O interessante é que os itens de manutenção básica dele não custam um valor absurdo, pelo contrário, tem preço até que similar a um carro compacto 1.4 ou 1.6 moderno, como troca de óleo e filtros, pastilhas e discos de freios etc. E, além disso, o trabalho para realizar esses serviços mais simples também não são complicados, assim o custo de mão de obra é baixo.

Kit de bomba d'água e correia dentada custa quase 20% do preço de um A4 V6 2000
Kit de bomba d’água e correia dentada custa quase 20% do preço de um A4 V6 2000

O problema é quando o defeito ocorre em algum componente mais específico, como o A4. Com aproximadamente 130.000 km, precisou de uma bomba d’água nova. Algo normal em uma peça como esta. E quando abrimos, descobrimos que a correia dentada era original de fábrica ainda, e precisava ser substituída. Até que durou bastante.

O cliente optou em usar peças não originais, mais baratas, mas de marcas confiáveis, porém mesmo assim esta pequena intervenção custou quase R$ 3.000, quase 20% do valor pago pelo carro.

Assim lembre-se: para o sonho não virar pesadelo, certifique-se de ter uma reserva ao comprar um carro desses. Bem conservado, tem excelente durabilidade e poderá trazer muitas alegrias, mas se não cuidar direito, o preço cobrado depois em uma eventual manutenção corretiva é alto. Pense bem antes de fechar negócio.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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