Chevrolet Cobalt – Agora mais bonito

De tempos em tempos, a Chevrolet consegue tirar leite de pedra. A renovação de modelo do sedan compacto gigante Cobalt é um exemplo disso. O carro mudou bastante por fora, ficou nitidamente mais bonito e agradável de ver e usar, mas por dentro não mudou muito e mecanicamente é o mesmo dos modelos anteriores.

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Isso significa dizer que o motor é o bom e velho 1.8l baseado nos antigos Monza, da década de 1980. Claro que agora com um sistema de injeção mais moderno e eficiente, porém de baixa potência e performance. O câmbio também não mudou em relação ao modelo anterior, automático de seis velocidades, ou manual de cinco.

A versão disponibilizada para avaliação era a topo de linha, Elite 1.8 Automático, com todos os opcionais disponíveis, inclusive sistema MyLink com espelhamento de smartphone (Android Auto e Apple CarPlay), e o sistema de telemática OnStar, que oferece serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade.

O preço não é nada compacto. Parte de R$ 68.990 (branco). A pintura metálica custa mais R$ 1.400. Porém, já vem completo, com acessórios como o MyLink, câmera de ré, piloto automático, entre outros.

Ao volante
A grande novidade do Cobalt é a adoção da tecnologia OnStar, porém na única vez que sentimos necessidade de acioná-la, o resultado foi decepcionante. Ao questionar a atendente sobre qual melhor caminho a seguir do bairro do Ipiranga, em São Paulo, para a cidade de Osasco, na região metropolitana, a resposta foi curta e grossa: “Essa informação o senhor tem disponível no aplicativo para smartphones”, disse a atendente. Ao questionar sobre a impossibilidade de fazer o download naquele momento, a resposta foi a pior possível: “Esta informação somente pelo aplicativo”.

Horas depois, já com o aplicativo OnStar instalado, descobrimos que para espelhar o smartphone no MyLink era necessário o app do Andoid Auto, que ainda não está disponível no País. E o pior, esta versão do MyLink não conta com GPS embutido. Assim, o MyLink mostrou ser pouco útil, assim como o OnStar.

Tecnologias de conectividade à parte, o Cobalt conta com excelente relação conforto/dirigibilidade. A GM tem grande experiência no acerto de suspensão, e mesmo sendo macia, o carro tem ainda boa estabilidade em curvas. O motor, apesar de velho, dá conta do recado, graças ao câmbio, que possui boa relação de marchas.

Ficha técnica
Chevrolet Cobalt Elite Automático
Motor: dianteiro, flex, quatro-cilindros, 1.8l, 8V, 1.796 cm³, 108 cv a 5.400 rpm (etanol); 106 cv a 5.800 rpm (gasolina), 17,1/16,4 mkgf a 3.200 rpm (e/g)
Câmbio: automático de seis velocidades
Direção: assistência hidráulica
Tração: dianteira
Suspensão: independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: dianteiros a disco ventilados e tambor na traseira
Rodas e pneus: liga leve, 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 4.481mm; largura, 1.735mm, altura 1.523mm; entre-eixos, 2.620mm, peso, 1.135kg
porta-malas, 563l; tanque de combustível, 54l
Desempenho: velocidade máxima, 170 km/h (e/g); aceleração 0 a 100 km/h: 11,2/10,9 s (e/g)
Consumo PBEV INMETRO: n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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