Primeiro SUV compacto no mercado brasileiro, o Ford EcoSport chega renovado, principalmente no quesito powertrain. O modelo 2018 conta agora com inédito motor três cilindros de 1.5 litro, flex, capaz de atingir 137,2 cv de potência e 158,5 Nm de torque máximo, quando abastecido com etanol, e também o já conhecido 2.0 Duratec Direct Flex, de injeção direta, que rende 176 cv de potência e 221 Nm de torque máximo, também com etanol.
Por fora, as mudanças foram sutis, sendo a frente mais impactante, com prolongamento da grade até a linha do capô e novos faróis de neblina com setas integradas. O novo modelo chega em três versões: SE, FreeStyle e Titanium, sendo as duas primeiras com motor três cilindros 1.5 com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, e a Titanium com motor 2.0 e câmbio automático.
Os preços: SE manual, por R$ 73.990, SE automático por R$ 78.990, FreeStyle manual por R$ 81.490, FreeStyle automático por R$ 86.490, e Titanium por R$ 93.990. Se comparados com os demais SUVs do mercado, são valores bem competitivos, ainda mais se forem levados em consideração os equipamentos de série em cada versão.
Comum a todos, destaque para os sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um de joelho para o motorista), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), sensor de estacionamento traseiro, sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), sistema anti-capotamento (RSC), controle ativo da grade frontal, sistema multimídia Sync 3, direção com assistência elétrica e bagageiro no teto.
A versão SE vem com multimídia SYNC 3 com tela de 6,5” e rodas de liga leve de 15”. A FreeStyle adiciona SYNC 3 com tela de 8”, câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela multifuncional de 4,2”, bancos revestidos em tecido e couro e rodas de liga leve de 16”, e a Titanium traz ainda teto solar elétrico, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente capacitivo, sistema de partida sem chave, faróis de xênon, Sony Premium com 9 alto-falantes, bancos de couro e rodas de liga leve de 17”.
Ao volante
A Ford proporcionou um curto teste drive do novo EcoSport, no litoral sul de Pernambuco, por trecho misto urbano/rodoviário. Infelizmente foi possível avaliar apenas uma versão do modelo, a FreeStyle 1.5 automático.
A primeira impressão não foi muito boa. Com o veículo parado e ligado, as garrafas de água no console indicavam alto nível de vibração do motor. Era visível o chacoalhar do líquido dentro delas. Ao abrir o capô, diversas mangueiras e componentes vibram freneticamente. Em movimento, porém, a sensação no habitáculo era amenizada.
Com câmbio automático de seis marchas e bom nível de torque em baixa rotação, o EcoSport 1.5 acelera razoavelmente bem até 100 km/h, sem trancos, de forma suave e linear. Ao pisar fundo no acelerador, para uma retomada de velocidade, a resposta condiz com o tamanho do motor, e chega até a surpreender, por ser um três cilindros. O ronco é mais estridente do que um quatro cilindros, mas chega a ser agradável.
O acerto de suspensão está bom, nem muito duro, nem muito mole. Como SUV urbana, atende bem as necessidades dos motoristas que buscam mais conforto a desempenho.
Deslize
Com sete air bags, a Ford derrapou ao instalar freios a tambor nas rodas traseiras, ao invés de freios a disco. Tudo bem que pela relação peso-potência não é alta, uma vez que a versão FreeStyle avaliada tem 1.272 kg, e a mais pesada, Titanuim, 1.359 kg, porém, ao anunciar tanta tecnologia embarcada poderiam melhorar o componente principal de segurança, que são os freios.
Vale lembrar que o EcoSport é exportado para a Europa, onde não há mais carros zero km com freios a tambor, fruto de exigência do mercado local. Os consumidores europeus simplesmente não compram carros com freios a tambor, pela melhor eficiência dos freios a disco.
Faltou também ajuste de profundidade do volante, que ajuda a encontrar melhor posição de dirigir. O banco traseiro também não conta com apoio para os braços, um item que já deveria ter sido integrado em veículos com preço superior a R$ 70.000. Fez falta também a alça de segurança de teto, mas este item tem justificativa técnica: é incompatível com o air bag tipo cortina.
Curiosidade
Desde sempre, o estepe do EcoSport fica na tampa do porta-malas. No novo modelo não é diferente. Com isso, a tampa abre horizontalmente, para o lado, ao invés de verticalmente, para cima. Assim, quem tem garagem com menos de 5 metros de comprimento sofre para acessar o compartimento de carga, assim como quem para o carro na rua e logo em seguida outro veículo estaciona atrás, a poucos centímetros de distância.
Ficha técnica
Ford EcoSport 1.5 3 cilindros
Motor: dianteiro, transversal, flex, 3 cilindros, 1.497 cm³, 12 v, 137,2/130,4 cv a 6500 rpm (etanol/gasolina), 158,5/153,3 Nm a 4500 rpm (e/g); diâmetro x curso: 84 x 90 mm; taxa de compressão: 12:1
Câmbio: manual de 5 marchas ou automático de 6
Tração: dianteira
Direção: assistência elétrica
Suspensão: independente na dianteira, tipo McPherson e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus: liga leve 205/65 R15 (SE); 205/60 R16 (FreeStyle)
Dimensões: comprimento, 4269 mm; largura, 1765 mm; altura, 1693 mm; entre-eixos, 2519 mm, peso, 1227 kg (SE), 1255 kg (SE AT), 1242 kg (FreeStyle), 1272 kg (FreeStyle AT), porta-malas, 356 l; tanque de combustível, 52 l
Desempenho: velocidade máxima, 180 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 12,4 s (manual); 11,8 s (AT)
Consumo PBE-V Inmetro:
Manual: cidade – 8,3/11,6 km/l (e/g); estrada – 9/13,1 km/l (e/g)
AT: cidade – 7,1/10,4 km/l (e/g); estrada – 8,9/12,8 km/l (e/g)