O Volkswagen Tiguan 2.0 TSI é um SUV de muitas qualidades: confortável, bem acabada, bom nível de equipamentos opcionais e um conjunto motor-transmissão eficiente, com força e resposta rápida.
O modelo avaliado nesta reportagem tem mais de cinco anos e com rodagem média próxima dos 70.000 km, e o melhor: preço competitivo. Segundo tabela Fipe, um modelo 2011 custa cerca de R$ 55.835.
Como todo veículo de alto valor agregado, o Tiguan apresenta custo de manutenção equivalente ao preço de aquisição. Nossa experiência mostra que a revisão de freios com troca de pastilhas, fluido e retifica dos discos custa em torno de R$ 1.300. Já a suspensão, que demanda troca de buchas de bandeja com alinhamento e balanceamento, tem custo próximo de R$ 1.200.
Um problema recorrente é o vazamento de água pelo conjunto da bomba, cujo conserto custa ao proprietário aproximadamente R$ 4.000, se utilizar peça genuína, adquirida na rede concessionária. Porém, existe a opção de usar componente do mercado paralelo e baixar o valor em torno de R$ 1.000, para R$ 3.000.
Sendo o motor com injeção direta de combustível, quando as válvulas de injeção dão problema provavelmente deverão ser substituídos. Este é um defeito raro, não tivemos muitos casos assim, apenas duas passagens com esse problema. A bomba de combustível de alta pressão também tem valor elevado no mercado de reposição, é um componente que pode apresentar problemas mas até o momento não tivemos nenhuma ocorrência.
Esse motor tem um grave problema, já recebemos um aqui na oficina e há também relatos similares em outras oficinas: a perda do sincronismo dos eixos do motor que ocasiona o empenamento de válvulas do cabeçote. O orçamento para o conserto pode ultrapassar os R$ 10.000. Outro problema comum é a válvula de recirculação de gases do motor que quando fura gera consumo de óleo e alteração no funcionamento do motor.
Esta é nossa experiência com o carro. O Tiguan não está sozinho em relação á alguns problemas recorrentes ou de custo elevado, todo carro que tem alto valor agregado tem custo proporcional de manutenção.
Marcelo Navega é proprietário da Navega Mecânica
Rua Gaivota, 860 – Moema
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Boa noite! Muito bom resumo do carro. Eu tive todos os problemas acima apresentados além de outros como: modulo haldex com falha, vazamento de óleo pela vélvula de alívio da turbina, vazamento de combustível pelos bicos injetores, carbonização das válvulas de admissão etc.
Em relação a perda de sincronismo, eu acabei fazendo a troca do tensor da corrente de forma preventiva, já sabendo desse problema já comumente difundido nos EUA e na Europa, e no qual a VW foi OBRIGADA a fazer o recall. Aqui no BR, como sempre, quem paga o pato é o cliente que paga um preço elevado no veículo e depois tem q pagar ainda por todas as falhas de projeto do carro.
Se não fosse todas essas manutenções e péssima qualidade dos serviços da rede autorizada, o carro seria excelente.