Há tempos não dou uma boa notícia neste espaço, assim preparem-se. Consertar a caixa de transmissão automática de quatro marchas dos veículos franceses já não é mais um absurdo de cara. Com pouco mais de R$ 3.500 é possível recuperar a transmissão.

Acabei descobrindo isso com um caso que ocorreu no mês passado aqui na oficina. Um cliente antigo comprou um Renault Duster 2.0 2013 automático, e com pouco mais de 72.000 km rodados a transmissão travou, somente engatava 1ª e marcha-à-ré. Geralmente não realizamos este tipo de serviço, retiramos o câmbio e enviamos para um especialista, porém como se tratava de um cliente antigo, que nos pediu ajuda, resolvemos encarar o desafio.
Defeitos nas solenóides do corpo de válvulas são comuns nesse câmbio. Geralmente ocorrem por volta dos 60.000 km, e causam trancos, acendem a luz de anomalia no painel e trava o câmbio em terceira marcha.
Assim, antes de remover o câmbio do carro, retiramos o corpo de válvulas para fazer limpeza e trocar as solenidades. Infelizmente o defeito não era apenas nas solenóides de pressão, pois ao remontar descobrimos que o problema persistia. Consultamos um especialista que recomendou um teste de bancada no corpo de válvulas e na seletora das marchas, que mostrou estar em ordem.
Pelo sintoma apresentado o especialista pediu para retirar a tampa traseira do eixo de comando de acionamento das marchas. Feito teste em bancada verificamos o não funcionamento da 3ª e 4ª marchas.
Desmontamos o eixo até o conjunto de acionamento onde encontramos a trava metálica do pistão de acionamento da 3ª e 4ª marchas quebradas, que substituímos por outras novas, originais.
O especialista informou que este é mais um defeito crônico dessa transmissão, que faz com que o carro comece a dar trancos na mudança de marchas, antes mesmo das travas quebrarem, e se não for reparado nesse momento o risco delas se partirem é alto.

Engenheiro mecânico, proprietário do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, na Rua Serra de Botucatú, 2724, Tatuapé. (11) 2097-8440
Boa tarde
tenho uma Oroch 2.0 2017. 67 mil km. aos 20 dias mais oi menos. no Drive ao parar dá um tranco. no modo manual não faz o tranco.
agora as vezes faz não faz o tranco. somente ao parar o câmbio reduz.