Verão não é tempo só de sol e calor, é também de temporal a qualquer momento. Quem dirige precisa, nesse período, ficar atento aos perigos da aquaplanagem. Também conhecido como hidroplanagem, esse efeito descreve a falta de contato ou atrito dos pneus com o chão quando a pista está molhada ou com poças d’água. Essa instabilidade pode fazer com que o carro derrape e o condutor perca o controle, ocasionando até mesmo acidentes.
O especialista da DPaschoal, Leandro Richter, explica que os pneus lisos e sem calibragem estão mais sujeitos a enfrentar a aquaplanagem, bem como veículos mais leves e em alta velocidade. “Além de reduzir a velocidade e manter a direção firme, calibrar sempre os pneus é um dos principais fatores que ajudam a evitar a hidroplanagem em dias chuvosos”, diz.
“Checar e ajustar a pressão de ar das rodas a cada 15 dias, por exemplo, pode ajudar a evitar esse e outros transtornos. Além da prevenção, no momento de passar por poças ou pistas molhadas, evite frear bruscamente e movimentar o volante de forma ríspida”, conclui o especialista.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo