O suv Sorento, da Kia, passa a ser comercializado no Brasil em duas motorizações, 2.4 16V de 172 cv e 3.5 V6 de 280 cv, ambas com tração integral nas quatro rodas, e tem preço sugerido de R$ 169.990 e R$ 218.990, respectivamente.
A versão AWD 2.4, DOHC, 16 válvulas, Dual CVVT, à gasolina, capaz de desenvolver 172 cv a 6.000 rpm e 22,5Kgf de torque a 4.000 rpm, possui transmissão automática de 6 velocidades com opção de trocas sequenciais. O modelo conta com air bags laterais e de cortina, vidro com sistema antiesmagamento, assistente de partidas em subida (HAC), controles de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz diurna de navegação em LED, faróis de neblina, bagageiro no teto e novas rodas de liga leve aro 18 polegadas.
Tem capacidade para sete passageiros, e traz de série ar condicionado digital Dual Zone com comando traseiro, central multimídia com câmera de ré, sistema Bluetooth, entrada USB, espelho retrovisor interno eletrocrômico e chave Smart Key para abertura das portas e partida do motor, além de controle de áudio, computador de bordo e piloto automático no volante.
Já o modelo topo da gama tem propulsor 3.5 litros V6, injeção eletrônica sequencial, DOHC, 24 válvulas, Dual CVVT, à gasolina, com 280 cv a 6.300 rpm e 33,6 Kgf de torque a 5.000 rpm, nova transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização LAMBDA II. Kia aproveitou para fazer uma reestilização na grade dianteira, ponteira de escapamento, faróis e para-choques dianteiro e traseiro.
A versão conta com freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas em LED, revestimento interno em couro, novas rodas de liga leve aro 19 polegadas, soleira das portas com iluminação, teto solar elétrico e panorâmico, detector de ponto cego (BSD), abertura automática do porta-malas sensível à aproximação e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, além de memória para o motorista.
As duas versões do Sorento medem 4.780 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.690 mm de altura e 2.780 mm de entre-eixos.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo