A Audi lança no terceiro trimestre de 2018, na Europa, o mais novo membro da família, Q: o Q8. O SUV mede nada menos de 4,99m de comprimento, dois metros de largura e 1,71 de altura, e entre-eixo de cerca de três metros e distância do solo de 256. Em comparação ao Q7, ele é ,mais largo e mais baixo. Debaixo do capô, um motor 3.0 diesel V6.
O design externo mostra um veículo robusto, spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos se destacam. O teto inclinado termina em colunas D sobre os arcos das rodas de 22 polegadas, faróis de LED. Tração integral quatro transferindo as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60.
O sistema de suspensão com controle de amortecedor é de série, mas tem opcional a pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros.
O Q8 vem tem de série sistema de infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. O modelo tem ainda telas sensíveis ao toque- uma de 10,1 polegadas usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto. O Suvão tem ainda controle de voz em linguagem coloquial. O sistema informa ao motorista restaurantes próximos, por exemplo.
Por aqui, não previsão do novo membro da família Q ser comercializado.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo