A Volkswagen lançou seu peso pesado, o Constellation 31.390 8×4. Destinado ao trabalho fora-de-estrada e rodoviária, o veículo foi concebido sob medida para a operação, em parceria com o BMB Mode Center, centro exclusivo de modificações da MAN Latin America. O veículo não conta com com redução no cubo, o que otimiza sua operação nas rodovias, reduzindo o consumo de combustível e o melhor custo operacional a aplicações mistas com predominância rodoviária.
Os eixos traseiros estão equipados com uma tecnologia de bloqueio de diferencial automático, o “No-Spin”. Este sistema complementa o bloqueio longitudinal (bloqueio entre os eixos traseiros), permitindo que o caminhão trafegue pelos mais difíceis e severos tipos de terreno, sem possibilidade de atolamento em caso de lama em excesso. Os primeiros modelos produzidos já estão em testes de campo.
Outro destaque da Man Latin America é o MAN TGX 29.480 Crossover. Destinado a aplicações mistas, que demandam rodagem em rodovias e trechos off-road, aliada a confiabilidade e robustez dos cavalos-mecânicos às demandas específicas dos setores madeireiro e canavieiro.
Ideal para aplicações rodoviárias de longas distâncias e que necessitem de velocidade média superior com PBTC até 74 toneladas.
Com suspensão dianteira e traseira elevadas, quinta roda de 3,5 polegadas e instalação de um kit que engloba componentes como protetores de farol, suportes especiais de amortecedores, proteção aos radiadores, entre outros, o MAN TGX 29.480 Crossover traz ainda cabine espaçosa, que oferece excelente nível de conforto para o motorista. A suspensão da cabine com quatro bolsões pneumáticos minimiza a transferência da vibração do piso para o interior da cabine
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo