As vendas da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, alcançaram no primeiro semestre um recorde, com 5.538.530 veículos vendidos, um aumento de 5,1%. Houve um incremento da demanda tanto no segmento de crossovers, SUVs e picapes, como de veículos elétricos e híbridos.
A Renault registrou uma alta nas vendas dos modelos Clio, Captur e Scénic; já a Dacia teve um recorde no volume de vendas semestrais. A Nissan se beneficiou de uma demanda maior por seus modelos Note, Serena, X-Trail e Qashqai, enquanto a Mitsubishi registrou um incremento nas vendas do novo Eclipse Cross e do XPANDER.
As vendas de veículos elétricos da Renault e da Nissan também registraram crescimento. Na Europa, a participação de mercado da Renault é de 21,9%, com destaque para o ZOE e também o Kangoo Z.E., que totaliza 38% do mercado de veículos elétricos utilitários. Na Nissan, as vendas do novo LEAF chegaram a 47.000 unidades, sendo 18.000 na Europa. A Mitsubishi Motors lidera o segmento de SUVs híbridos recarregáveis, graças às vendas do Outlander.
10 primeiros mercados da Aliança
1 China
2 Estados Unidos
3 França
4 Japão
5 Rússia
6 Alemanha
7 México
8 Itália
9 Brasil
10 Espanha
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo