A McLaren São Paulo está trazendo para o Brasil mais um bólido, nada menos que o 540C. Equipado com um motor V8 biturbo de 3.8 litros, capaz de desenvolver 540 HP de potência (daí o nome do modelo), o “brinquedinho” tem um preço, nada menos do que R$ 1. 550. 000,00.
Derivado das pistas de corridas, o 540C conta com um exclusivo chassi MonoCell II de fibra de carbono, pesa 1.311 quilos, resultado desta estrutura leve e do uso de painéis de carroceria em alumínio. Tem tração traseira e câmbio de sete marchas (SSG), acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em somente 10,5 segundos. A velocidade máxima é de 320 km/h. Em termos de consumo de combustível gira em torno de 9 a 10 km/l no ciclo combinado, e de emissões 258 g/km .
O superesportivo tem aletas aerodinâmicas exclusivas abaixo do duto de ar fresco do pára-choque dianteiro e direcionamento de ar limpo pela parte inferior da carroçaria e acima do capô esculpido, grandes faróis de LED. Na traseira, o difusor fica entre os dois escapamentos que saem abaixo do pára-choque traseiro, portas estilo tesoura, spoiler integrado na borda traseira
Rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás, pneus Pirelli P Zero como padrão, desenvolvidos especificamente para a série Sports, sistema de Direcionamento de Freio (Brake Steer) derivado de Fórmula 1, projetado para auxiliar nas curvas por meio da aplicação da força de frenagem na roda traseira interna. Isso permite frear mais perto das curvas e acelerar mais cedo nas saídas delas.
O sistema de suspensão utiliza barras estabilizadoras dianteiras e traseiras como as da Fórmula 1 e amortecedores adaptáveis independentes. O ajuste do amortecedor foi revisado no 540C, em relação ao 570S, com mais foco na condução diária em estradas. Os amortecedores adaptativos oferecem controle sobre as configurações de irregularidades e solavancos usando as conhecidas configurações de condução (McLaren “Normal”, “Sport” e “Track”), com o modelo tendo suas próprias configurações exclusivas de amortecedores. No modo “Normal”, o sistema proporciona um passeio refinado, porém envolvente, enquanto as configurações “Sport” e “Track” permitem um maior nível de foco e engajamento quando solicitado. Duplas válvulas de amortecimento garantem um controle preciso, enquanto a suspensão com duplo triângulo, semelhante à encontrada em carros de corrida, oferece níveis otimizados de qualidade e sensibilidade ao piloto.
Puro sangue
O McLaren 540C traz o DNA de um puro carro esporte. Motor V8 biturbo de 3,8 litros (3.799 cm³) montado em posição central, desenvolve 540 HP a 7.500 rpm e 540 Nm de torque entre 3.500 e 6.500 rpm. Com tecnologia stop-start, oferece níveis otimizados de eficiência e maior autonomia, adequada ao uso típico de carros deste segmento. O supercarro mede 4.530mm de comprimento, 2.095mm de largura e 1.202 mm na altura.
O interior mistura elegância e esportividade, com estofamento de couro nos assentos, painel e parte inferior das portas como padrão. O console central “flutuante” inclui uma tela sensível ao toque IRIS de sete polegadas que controla todos os elementos do sistema de infoentretenimento. Os controles de ar condicionado também são incorporados, como visto pela primeira vez no McLaren P1, minimizando a presença de botões de comando na cabine. A tela sensível ao toque também controla o rádio digital DAB padrão, bem como a navegação por satélite, a telefonia e o streaming de mídia via Bluetooth, o comando por voz e o reprodutor de mídia de áudio. O sistema IRIS também inclui o manual do proprietário eletrônico
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo