O vencedor do concurso organizado pela Nissan que presta homenagem aos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil, é Daniel Ferreira Junqueira, estudante de design da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro. Para fazer a pintura do Kicks, ele buscou inspiração nos kanjis.
Com a denominação “Pessoas” e “movimento”, o projeto teve como inspiração a arte japonesa. “ A arte japonesa é muito expressiva, principalmente a pintura tradicional. O conceito nasceu quando vi os kanjis feitos a mão, e quando descobri que os de imigração significavam ‘pessoas’ e ‘movimento’. Naquele momento, sabia que seguiria nessa linha e comecei os sketches. Achei que o resultado ficou bem elegante e condizente com tudo o que pensei”, explica o universitário que terá seu trabalho reproduzido em um Kicks.
“O projeto traduz movimento e remete às ondas do mar que representam a longa trajetória que os imigrantes japoneses tiveram que enfrentar para chegar ao Brasil. As cores fortes escolhidas, o vermelho e o laranja, refletem emoção e lembram a cultura japonesa. O degradê suave ganha um toque moderno com a transição de cores, representando a experiência rumo a uma nova cultura: uma combinação que tem tudo a ver com o Nissan Kicks, um carro moderno que traz em sua essência a tradição, com a qualidade e a inovação japonesas”, comentou John Sahs, chefe do Estúdio Satélite de Design da Nissan no Brasil.
A Comissão Julgadora, formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e Marketing, recebeu projetos de universitários dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estão a fábrica e escritórios da empresa no país.
O Nissan Kicks desenhado por Daniel poderá ser visto pelo público geral em breve. A pintura será reproduzida em um showcar que será exibido no estande da Nissan no Festival do Japão, em julho.

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo