Qual fabricante de automóveis nunca fez uma reestilização em seus modelos? Quem nunca teve essa prática, que atire a primeira pedra. Claro que ninguém irá jogar pedra alguma ou mesmo crucificar uma montadora por realizar facelifts em seus carros. É praxe. É comum. E o mercado aceita.
Foi exatamente isso que a General Motors fez com a minivan Spin. Deu um banho de maquiagem, adotou plásticos em alguns pontos, tirou o estepe da tampa do porta-malas, deu uma ajeitada por dentro, criou mais dois lugares, e lá está o carro renovado e com preços também renovados, para o alto. A versão de entrada LS, sai por R$ 63.990. Já a topo da gama, Activ7, tem preço de R$ 83. 490.
Como em toda plástica, o rejuvenescimento é imediato, mas o “coração” foi mantido. Afinal, isso exigiria um investimento elevado, ajustes em vários sistemas mudanças substanciais que demorariam mais tempo, sem contar mais investimento financeiro. Desta forma a Spin continua com o mesmo propulsor 1.8, 111 c.v. /106 c.v. e 17,7 kgfm/16,8 kgfm. O conjunto de suspensão- McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira- foi recalibrado, assim como o câmbio automático de seis marchas.
A reestilização passou pela dianteira, que ganhou visual do Cobalt. De série o encosto de cabeça e cinto de três pontos para quem viaja no banco do meio, regulagem de altura dos faróis, farol de neblina. Em compensação, a Spin não ganhou um controle eletrônico de estabilidade ( ESC). Ou seja, a montadora investiu nos enfeites, deixando de lado um equipamento importante. Aliás, ele não fazia parte do modelo antes de ser modernizado.
Para quem não sabe, o ESC tem como função impedir que o condutor perca o controle do veículo, por exemplo, em curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios. Ele é capaz de identificar o movimento feito pelo motorista. Para quem não sabe, ele evita acidentes fatais.
No resumo, a Spin 2019, não mudou. Apenas ficou mais ajeitada, visando principalmente seus maiores compradores: taxistas, que encontram no veículo espaço para passageiros e bagagens.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo