Os dias frios de inverno podem causar falha na partida de veículos a diesel. Não são poucos os proprietários de SUVs, caminhonetes e veículo urbano de carga, que enfrentam este tipo de situação. O problema pode estar no sistema de ignição e nas velas aquecedoras, componentes que tem a função de aquecer o ar que ingressa na câmara de combustão, facilitando a partida do motor nos dias onde a temperatura está mais baixa, assim, o funcionamento acontece de uma forma mais uniforme na fase fria do motor.
Geralmente, veículos com maior quilometragem apresentam dificuldade na partida, lâmpada de avaria acesa no painel de instrumentos, para os veículos mais modernos e fumaça branca no escapamento, estes sinais podem ser ocasionados por mau funcionamento nas velas aquecedoras. Para ter a certeza, é necessário levar ao mecânico para realizar testes no sistema. Automóveis novos também podem apresentar este problema.
Para o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, as velas devem se manter acionadas para evitar falhas. “As velas aquecedoras esquentam o ar que ingressa na câmara de combustão para facilitar a partida dos motores a diesel. Após o início do trabalho do motor, elas devem se manter acionadas para evitar falhas, até o propulsor atingir a temperatura ideal de trabalho. Sem a ação das velas aquecedoras, o veículo pode falhar, danificando outros componentes”, diz.
“Sempre que realizarmos a troca da vela aquecedora, é recomendável trocar o conjunto de velas aquecedoras. Como as velas aquecedoras trabalham em conjunto, é comum que uma vela queime e as outras não. Caso o mecânico substitua somente a vela que queimou em pouco tempo as outras velas podem apresentar o mesmo problema. Com a troca do conjunto de velas, evitamos retorno do cliente, falhas e transtornos ao usuário”, explica Mori.
A ação das velas aquecedoras beneficia não somente o motor dos veículos a diesel, mas também a qualidade do ar. “O processo realizado pela vela aquecedora de evitar falhas durante a partida e aquecer o ar que ingressa no motor, faz com que haja uma redução no nível de emissões poluentes, e principalmente a fumaça branca na fase fria do motor que é devido ao diesel não queimado pelo motor”, finaliza.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo