Ford lança versão especial do Mustang Cobra Jet

Um dos modelos mais icônicos da Ford, o Mustang Cobra Jet, completa 50 anos, ganhando uma edição limitada, que foi lançada nos Estados Unidos. O original do esportivo foi lançado em 1968, e em pouco tempo se tornou uma lenda nas corridas de arrancada, as famosas “drag racing. Com produção limitada a apenas 68 unidades, o novo Cobra Jet é o mais rápido já produzido: percorre um quarto de milha na faixa de 8 segundos, a mais de 240 km/h.

A divisão de peças de competição da Ford, Ford Performance Parts, desenvolveu o projeto do novo modelo unindo vários times de engenharia.

O novo Mustang Cobra Jet foi desenvolvido pela  Ford Performance Parts, é equipado com uma versão especial de 5.2 litros do famoso motor V8, turbinado com um supercharger Whipple de 3 litros. O propulsor despeja sua potência na pista através de um eixo sólido traseiro de 9 polegadas. A suspensão traseira de quatro hastes, “four link”, conta com barras panhard e altura ajustável. Ele sai de fábrica pronto para competir, com gaiola de proteção e bancos padrão FIA.

O modelo já está disponível para venda nos Estados Unidos, nas cores vermelho Race e branco Oxford com grafismos e emblemas exclusivos do 50º aniversário,custando a bagatela de US$130.000.

História

Desde sua estreia em corrida, o  Mustang Cobra Jet  acumulou uma longa história de vitórias e recordes na NHRA Super Stock da Winternationals 1968, na Califórnia. Desde então, sua configuração de motor foi aplicada em outros veículos, como Mustang, Fairlane, Torino, Mercury Cougar e outros. Sua fórmula foi criada por Bob Tasca, lendário distribuidor Ford que cunhou a frase “Vença no domingo, venda na segunda-feira”.

1968 – Criação do Cobra Jet original, com motor V8 FE de 428 polegadas cúbicas. A Ford produz 50 Mustangs leves para receber o motor de 335 hp: seis são preparados por Holman Moody e Bill Stroppe para competir na NHRA. Al Joniec pilota um deles e leva o Cobra Jet à primeira vitória.

2008 – Renascimento do Mustang Cobra Jet de fábrica, o M-FR500-CJ, 40 anos depois. Equipado com um V8 5.4 supercharged, foi o primeiro a entrar no limite de 8 segundos da categoria Stock Eliminator da NHRA. Diferentemente do original, as 50 unidades produzidas não tinham numeração VIN e não podiam rodar nas ruas. John Calvert venceu a NHRA Winternationals no 41º aniversário da primeira vitória, com uma pintura em homenagem a Al Joniec.

2009/16 – Nesse período 250 unidades foram produzidas, registrando dezenas de vitórias e recordes em corridas de arrancada da NHRA, IHRA, NMCA e NMRA, pilotadas por veteranos e jovens astros.

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.