T4S desenvolve blindagem elétrica para caminhões de carga

O roubo de carga no país, principalmente nas rodovias do Estado do Rio de Janeiro, tem aumentado a tal ponto que muitas transportadoras  passaram a cobrar um  frete maior para atender os clientes, e correr o risco de perder a carga. Ações de combate a esta modalidade de crime tem sido realizadas  periodicamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e  Polícia Militar (PM), ainda assim a estatística continua alta, e favorável aos criminosos.

Mas este jogo pode virar, com o sistema desenvolvido pela T4S Tecnologia, empresa voltada em soluções para proteção de cargas e veículos, que está lançando a Blindagem Elétrica (Tela Energizada) para a proteção de caminhões.

O sistema funciona da seguinte maneira, em caso de tentativa de roubo da carga com rompimento ou perfuração do baú, um arco elétrico é formado repelindo instantaneamente os criminosos com choques de alto impacto, porém não letais.

A manta energizada de alta potência é revestida por um mix de materiais que oferece isolamento e resistência física.  Esta tecnologia não coloca em risco o motoristas e ajudante, na medida em que o sistema só é ativado em caso de tentativa de violação/perfuração do baú. Os comandos remotos só podem ser executados pela Central de Monitoramento: o acionamento e a desativação são totalmente independentes da ação do condutor do veículo.

A  Tela Energizada é acompanhada do Bloqueador T4S, sistema de imobilização veicular. Com o princípio técnico de “roubar o tempo do bandido”, a solução patenteada integrou tecnologias conhecidas, como GPRS e Rádio Frequência de maneira inédita, destacando-se pela ação surpreendente dos atuadores de bloqueio inteligentes e sem fio, sendo um verdadeiro “quebra-cabeças” para os meliantes.

Como  o fator tempo é a chave do sucesso para as quadrilhas, uma vez que precisam sair do local do crime em poucos minutos e em poder do veículo. O Bloqueador T4S dificulta essa rapidez, já que cria uma série de dificuldades na tentativa de desativá-lo.

Além do objetivo de bloquear o veículo sem permitir sua desativação, a  tecnologia possui um módulo rastreador próprio com todas as funcionalidades de um sistema secundário de rastreamento ou redundância.

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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