McLaren 720S GT3 entra na pista

A partir de 2019 a divisão de corridas da McLaren Automotive entrega os primeiros 720S GT3, desenvolvidos para competições na Europa. O bólido passa por testes de pista nos Estados Unidos,  Oriente Médio e em circuitos europeus. O bólido tem preço de £ 440.000 ( cerca de R$ 2,3 milhões),  com os primeiros exemplares entregues às equipes para disputar os principais campeonatos GT3.

A versão de competição foi baseada no supercarro 720S,  e tem estrutura do chassi MonoCage II de fibra de carbono, leve mas extremamente rígida, motor M840T V8 twin-turbo de 4 litros. A caixa de câmbio de seis velocidades com paddle shifts está equipada com um novo atuador eletrônico para tornar mais rápidas as mudanças de marcha, diferencial do tipo Salisbury ajustável externamente é instalado, assim como o controle de tração ajustável no cockpit e sistemas de auxílio do ABS.

O novo sistema de frenagem de pinça de freio otimizado e maior resfriamento dos freios para máxima eficiência e longevidade. A nova geometria da suspensão traseira é combinada com amortecedores ajustáveis de quatro vias e molas helicoidais para proporcionar a otimização aerodinâmica necessária para garantir uma dirigibilidade equilibrada e uma melhor estabilidade nas entradas de curvas. Os semi-eixos e os cubos das rodas são orientados para competição e um design de roda com trava central rápida minimiza o tempo necessário para a troca de rodas durante os pit stops. Um sistema de levantamento pneumático também é embutido no carro.

O posicionamento da caixa de pedais é ajustável, assim como a posição do volante, enquanto uma câmera de visão traseira e sistema de radar com mostrador no painel e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) estão disponíveis como opcionais. Todos os 720S GT3 terão volante no lado esquerdo e banco de competição feito em carbono-Kevlar equipado com suas fixações, de acordo com os regulamentos da FIA de 2019.

 

Ficha técnica

Motor: M840T preparado para Motorsport, 4 litros V8 biturbo, 3.994 cm³

Transmissão: câmbio motorsport sequencial de seis marchas

Chassi: McLaren de fibra de carbono MonoCage II

Distância entre eixos: 2,696 m

Balanço frente/traseira: 1,155/813 m

Largura nos eixos dianteira/traseira: 2,040/2,040 m

Suspensão: amortecedores ajustáveis com molas helicoidais dianteiras e traseiras

Medidas: Comprimento: 4,664 m; Largura: 2,040 m

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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