Mercedes-Benz lança caminhão com direção autônoma

O extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse fora de estrada opera 24 horas na colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo.

O novo Axor 3131 atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita. Terminado o carregamento, o motorista assume o controle para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.

“Essa operação inédita realizada com o Axor 3131 de direção autônoma vem ocorrendo durante 24 horas por dia na Agro Cana Caiana, na região de Lençóis Paulista. A utilização de caminhão, em substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Completo

O Axor 3131 com direção autônoma conta com antenas do GPS georreferenciado, piloto automático integrado ao GPS para a direção autônoma, display do sistema GPS junto ao painel de instrumentos do motorista, instalação de 2º eixo direcional na parte dianteira, tornando o veículo, que sai de fábrica na versão 6×4, num caminhão canavieiro 8×4, com mais capacidade de carga e mais estabilidade. Aumento da capacidade de carga líquida para 40 m³ (18 toneladas): 4 transbordos completam a carga de um treminhão, adequações para o alongamento das bitolas dianteira e traseira para 3 metros.

O extrapesado tem ainda suspensão mista (metálica/pneumática) na dianteira e na traseira. A suspensão auxiliar pneumática realiza o nivelamento automático do caminhão em lugares com declive, aumentando a estabilidade do veículo e proporcionando mais segurança à operação, pneus de alta flutuação, ideais para evitar compactação do solo nas operações no canavial, grade de proteção dianteira, protetor de cárter e kit de proteção contra palha no motor, câmbio e caixa de bateria.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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