Como será o carro do futuro no Brasil? Qualquer pessoa que tem essa pergunta em mente, consegue respostas ao visitar a Mostra de Engenharia do Congresso SAE BRASIL, que a associação realiza anualmente em São Paulo. Este ano, o encontro ocorreu no início de setembro, no SP Expo, e trouxe algumas boas novidades que em breve as montadoras devem adotar nos modelos comercializados no País.
Entre os destaques, a Aptiv, que apresentou a evolução das tecnologias autônomas e o sistema composto por câmeras e radares que já está em uso na frota de 30 veículos autônomos em circulação em Las Vegas, nos Estados Unidos. Isso é fruto de uma parceria com a Lyft, empresa americana de transporte que conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de aplicativo. A parceria foi firmada no início de 2018 e, em agosto, completou 5.000 viagens. Esta tecnologia rendeu à Aptiv o prêmio Destaque Tecnológico no Congresso SAE BRASIL.
Bem mais próximo da realidade brasileira, a Magneti Marelli exibiu um braço oscilante (bandeja de suspensão) em fibra de carbono, que proporciona redução de mais de 50% do peso em relação à versão tradicional, produzida em aço. Outro destaque da sistemista italiana foi o farol desenvolvido exclusivamente para o Citröen DS7 europeu, com design ultra moderno, 100% com lâmpadas de LED e “Magic Movement”, onde três refletores internos se movimentam quando os faróis são acionados, gerando um efeito de iluminação de boas-vindas que é uma das assinaturas do veículo.
Já a Bosch enfatizou as tecnologias semiautônomas que já estão disponíveis no mercado e o Jet-Wiper, sistema inovador de jato de água inteligente integrado ao braço do limpador de para-brisa, que equipa veículos como o Volvo XC 40.
O estande-container da Valeo contou com diversos componentes produzidos pela empresa, com destaque para os pequenos motores-geradores de baixa tensão para veículos híbridos, e embreagens com sistemas de redução de vibração, para motores 3 cilindros.