Superesportivos agitam o Sul do país

Os motores dos superesportivos já estão ligados para a largada da sexta edição do Dream Route, o maior rally de luxo da América Latina, com largada nesta quinta-feira (27/9), em Florianópolis. Na linha de partida, nada menos do que 10 Ferraris e cinco Lamborghinis . O  rali passa pelo Balneário Camboriú e termina em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Já estão confirmados mais de 50 superesportivos, diversos carros da Mercedes, Audi, Porsche e muitos outros. Entre as Lamborghinis serão dois modelos da Aventador e dois da Gallardo, além de uma rara Lamborghini Diablo. São 10 Ferraris, com destaque  para dois ícones da marca, a F50 e a F40.

O modelo que vai participar da Dream Route é ainda mais raro, pois é uma pré-série. Uma das três que existem no mundo. Segundo o proprietário, a F50 é o único carro do mundo até hoje que tem um motor de F1 espetado num carro de rua.

A Ferrari F50 é  equipada com motor 4.7 V12 de 520 cavalos, capaz de atingir os 325 km/h. Foi apresentada em 1995 para comemorar os 50 anos da marca. Outra característica é o seu interior espartano, sendo o ar condicionado o único item de conforto. Som só do ronco do motor. A capota é rígida, na época era uma novidade, e o motorista deveria escolher se sairia da garagem com ou sem capota, já que não havia espaço para levar o teto no carro. Com apenas 349 unidades, é um dos modelos mais cobiçados da marca.

Já a Ferrari F40,  ela antecede a F50 e foi produzida entre 1987 e 1992 por ocasião dos 40 anos da Ferrari. As características são bem semelhantes, como o interior espartano, baixo peso, muita potência e estilo. A F40 teve também teve uma baixa produção, apenas 1.315 unidades, todas na cor vermelha.  Podia alcançar a velocidade máxima de 324 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Tudo fruto da mistura do baixo peso (1.100 quilos para um modelo de 4,36 m de comprimento) e do motor V8 central-traseiro, longitudinal, 2,9 litros, 32 válvulas, com dois turbos, com 478 cv.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.