A Ford começou a produção da van elétrica StreetScooter Work XL na fábrica de Colônia, na Alemanha. O modelo, baseado no chassi da Transit, é equipado com motor elétrico e carroceria projetados e construídos de acordo com as especificações da marca StreetScooter, fabricante alemã de veículos elétricos. Serão produzidas 3.500 unidades por ano.
A Work XL é a maior van de entregas da StreetScooter, com volume de carga de 20 m³, espaço para mais de 200 pacotes, e uma carga útil de até 1.275 kg. A Ford produzirá o veículo com uma variedade de motores elétricos e baterias de íons de lítio, fornecendo até 90 kW (122 c.v.) e torque máximo de 276 Nm. Com capacidade de bateria de até 76 kWh, a Work XL tem autonomia de até 200 quilômetros. Em comparação com os modelos a diesel, cada furgão elétrico oferecerá uma redução nas emissões de CO2 de cinco toneladas por ano e uma economia de 1.900 litros de combustível.
A Deutsche Post DHL está usando a van para apoiar seu serviço de entrega de encomendas urbanas na Alemanha, mas também considera oferecer o veículo elétrico para clientes terceirizados.
A Ford está investindo 9,5 bilhões de euros, e o planejamento entregar 16 veículos totalmente elétricos dentro de um portfólio global de 40 modelos eletrificados até 2022.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo