A Monroe está lançando em seu canal no YouTube, o Monroe Informa, o vídeo que ensina como fazer a substituição correta do amortecedor dianteiro do Renault Sandero Stepway. O processo completo será dividido em duas etapas: a primeira sobre a desmontagem dos componentes já está no ar, enquanto a segunda parte sobre a montagem será divulgada em breve.
De modo didático, o vídeo mostra como fazer a remoção e a desmontagem do conjunto do hatchback, que está com 160 mil quilômetros rodados, exibindo sinais de desgaste e barulho. “Um amortecedor se movimenta, em média, 2.600 vezes por quilômetro rodado. A peça substituída havia rodado entre 70 e 80 mil quilômetros, somando mais de 200 milhões de movimentações. Com a troca do componente, haverá melhor dirigibilidade, maximizando o conforto, a estabilidade e a segurança “, afirma Juliano Caretta, supervisor de Treinamento Técnico da Tenneco.
Entre as dicas estão usar sempre os equipamentos de segurança, além de orientações sobre como utilizar as ferramentas necessárias no processo de desmontagem. “O encolhedor de mola deve estar com uma garra oposta à outra, para que a compressão da mola seja feita por igual. O ponto ideal para tirar a mola é quando ela estiver livre no amortecedor”, explica Caretta.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo