A BMW aproveitou o Salão do Automóvel de Paris para fazer a estreia do novo Série 3, que chega ao mercado mundial em março do próximo ano. O sedã que será produzido na fábrica da marca em Munique.
Esta nova geração do Série 3, a sétima, ganhou um design mais esportivo e ficou maior em comparação ao antecessor: 85 milímetros mais longo (4,709 metros), 16 mm mais largo (1,827 m) e apenas 1 mm mais alto (1,442 m). A distância entre eixos é 41 mm (2,851 m).
As mudanças no sedã estão no conjunto óptico dianteiro que domina a parte frontal, as linhas marcantes e das saias laterais, lanternas traseira com luzes de Led.
Internamente o carro ficou ainda mais elegante e funcional com novo agrupamento de mostradores do painel de instrumentos, o console central em posição mais elevada e o design do conjunto formado pela iluminação, pelo moderno painel de instrumentos. Os controles de acionamento das funções estão agrupados em painéis claramente estruturados. No centro, os mostradores, os botões do sistema de ar-condicionado e as saídas de ventilação formam um painel de fácil visualização, enquanto a iluminação pode ser acionada a partir de botões ao lado do volante. O botão Start/Stop, responsável por ligar e desligar o motor, está posicionado agora no novo painel de controle situado no console central, onde estão, também, a alavanca do câmbio, o botão seletor iDrive e as teclas de acionamento do sistema Driving Experience, além do freio de estacionamento.
No mercado mundial o sedã terá cinco opções de motores, sendo duas unidades de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv, para o 330i. Além de outros dois motores, a diesel, de quatro cilindros, com 150 cv (318d) e 190 cv (320d). Há ainda mais um motor a diesel, de seis cilindros em linha, apto a entregar 265 cv e disponível para a versão 330d. Para o Brasil a montadora ainda não definiu a motorização.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo