A ousadia da Scania é grande neste momento tão complexo da vida dos brasileiros. Isso porque a empresa aposta alto no crescimento econômico e renova, de uma só vez, toda a linha de produtos da marca no mercado nacional, para acompanhar a evolução que os produtos tiveram na Europa.
Batizados de Nova Geração Scania, os caminhões com cabines Série P, G e R foram totalmente remodeladas, com o posicionamento do condutor realocado mais à esquerda e perto do para-brisas, para melhorar a visibilidade frontal e lateral, entre outras novidades. Porém, o grande destaque é o lançamento da cabine S, que comporta duas camas de 80 cm, sendo que uma delas pode ser estendida para 100 cm, possui isolamento acústico extra, para uma boa noite de sono, e conta com piso plano, que facilita a movimentação dentro do caminhão.
Outra melhoria dos novos caminhões foi no motor. Segundo a Scania, a redução de consumo pode chegar a até 12%, sendo 8% no sistema de alta pressão, associado com as novas instalações no cofre do motor, a nova aerodinâmica externa da cabine (2%) e as inovações do Scania Opticruise (2%).
Mas, a grande novidade é o lançamento do motor de 7 litros para o segmento semipesado. A Nova Geração terá quatro tipos de motores: 7 litros (220, 250 e 280 cavalos de potência – torque de 1.000 a 1.200Nm), 9 litros (280, 320, 360cv – torque de 1400 a 1.700Nm), 13 litros (410, 450, 500 e 540cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700Nm) e 16 litros (V8 de 620cv e 3.000Nm de torque).
E as novidades não param por ai. A Scania quer também liderar o movimento de transporte sustentável e, por isso, apresenta três novos motores, movidos a GNV/Biometano (280, 340 e 410 cavalos).
Amanhã, traremos as primeiras impressões do teste drive que a marca oferece para a imprensa especializada. Enquanto isso, confira o vídeo release produzido pelo departamento de comunicação da Scania.