Nova geração do BMW Série 3 estreia no Salão do Automóvel 2018

BMW Group apresenta durante o 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começou na quinta-feira, 8, a nova geração do BMW Série 3, poucas semanas após a avant-première no Salão do Automóvel de Paris. Esta é a primeira vez que o modelo é mostrado nas Américas.

A sétima geração do BMW Série 3 começa a ser vendida no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019 com o modelo importado da Alemanha. A produção na fábrica em Araquari, Santa Catarina, inicia no segundo semestre do próximo ano. Nesta mesma unidade fabril serão produzidos, a partir do mês que vem, o novo BMW X4, que já está em pré-venda. O investimento na fabricação local dos novos BMW Série 3 e X4 totaliza R$ 125 milhões, segundo a montadora.

Com novo design, o sedan conta ainda com tecnologias avançadas de assistência à condução, como o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português. Esta função é capaz de explicar os recursos disponíveis no veículo, além de fornecer informações sobre o seu status atual e responder perguntas.

Ainda sem confirmação de versões e conteúdo para o mercado brasileiro, o novo BMW Série 3 Sedan também agrega globalmente uma ampla gama de tecnologias inovadoras de assistência à condução. Entre elas destacam-se os alertas de colisão e pedestre (Collision and Pedestrian Warning) e a função City Braking, designada a avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores. O conjunto de tecnologias inclui também o assistente de condução profissional (Driving Assistant Professional), que tem como principal função auxiliar o motorista a manter o veículo na faixa de rolagem. Já o novo BMW Head-up Display conta uma área maior de projeção, novos gráficos e exibição de conteúdo adicional. E, ao parar o veículo em uma vaga, o motorista tem à sua disposição o controle de distância de estacionamento (Park Distance Control) e a câmera traseira para realizar manobras. Neste momento, o assistente de estacionamento (Parking Assistant) assume a direção, acelerando, freando e mudando as marchas, com a ajuda da transmissão automática Steptronic. A gama de recursos inclui ainda o assistente de reversão (Reversing Assistant), capaz de voltar em marcha ré o percurso exato percorrido nos últimos 50 metros antes de estacionar o carro.

A sétima geração do BMW Série 3 contará com cinco opções distintas de motorização, sendo duas delas, a gasolina. A versão 330i, exibida neste salão, traz sob o capô uma unidade de quatro cilindros, com 258 cavalos de potência.

Em termos de design, o novo BMW Série 3 se distingue por sua personalidade vanguardista e dinâmica. Na parte frontal, destacam-se o conjunto óptico renovado, com destaque para o novo recorte dos faróis, e a grade em formato de duplo rim, a identidade visual da BMW, que ostenta aparência tridimensional. Nas laterais, o desenho dinâmico do sedã é ressaltado pelos vincos marcantes e que lhe conferem uma aparência atlética. Também chamam a atenção, as molduras da área envidraçada e a coluna C, com o design Hofmeister, outra característica tradicional dos automóveis BMW. Na traseira, dominam as linhas horizontalizadas e as lanternas com luzes de LED, elegantemente escurecidas.

A nova geração do BMW Série 3 mede 4,709 metros de comprimento e é 85 milímetros mais longa que a anterior. A largura tem 1,827 m (16 mm mais larga, e 1,442 m de altura (1 mm mais alta) e a distância entre eixos, por sua vez, mede 2,851 m – é 41 mm maior que a do sedã antecessor, o que se traduz em mais espaço interno. Já a presença de bitolas mais largas tem influência direta e positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do veículo. O novo porta-malas, de 480 litros, possui maior capacidade de carga. A nova diretriz de design do sedan também pode ser percebida por meio da configuração dos elementos internos. A nova disposição dos mostradores do moderno painel de instrumentos, a posição mais elevada do console central e o design do conjunto formado pela iluminação, pelo cluster e pela guarnição dos painéis das portas favorecem à uma percepção de maior espaço, além de contribuir para uma aura mais esportiva.

O novo sedan possui baixo centro de gravidade e igual distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), enquanto a rigidez estrutural da carroceria e o arranjo dos componentes da suspensão foram significativamente aprimorados. Ele também está 55 quilos mais leve que o seu antecessor, dependendo da versão e dos equipamentos embarcados, e a aerodinâmica otimizada contribuiu para a redução do coeficiente de arrasto para 0,23.

O interior também pode vir com painel de instrumentos revestido com Sensatec ou couro; ar-condicionado com controle automático de três zonas de climatização, aquecimento auxiliar e carregamento sem fio (wireless) para smartphones. As características de conforto e estilo exclusivo também são ressaltadas pelo teto solar de vidro opcional, iluminação ambiente e sistema de som surround Harman Kardon.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo ocorre de 8 a 17 de novembro, das 13h às 22h (com entrada até as 21h), e no domingo, 18 de novembro, das 11h às 19h (com entrada até as 17h), no São Paulo Expo (rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – SP). Ingressos a partir de R$ 27,50.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.