A Kia registrou um crescimento nas vendas de novembro de 18,6%, onde foram licenciados 867 veículos. No comparativo com outubro último, a Kia anotou queda de 9%, enquanto o mercado interno registrou retração de 9,6%. A redução das vendas no período se explica, principalmente, pela quantidade de dias úteis: foram 22 em outubro contra 20 em novembro, sendo que em muitos municípios este número foi ainda menor, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra.
No acumulado dos onze primeiros meses do ano, a marca teve licenciados 10.729 veículos. O número garante à marca crescimento de 39,6% no comparativo com o mesmo período do ano passado e market share de 0,48%, além da liderança entre as associadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.
O Suv médio Sportage foi o líder de vendas da Kia em novembro, com 388 unidades emplacadas. Na sequência aparecem o comercial leve bongo e o sedã médio Cerato, com 266 e 140 unidades comercializadas, respectivamente.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo