A sueca Volvo anunciou que limitará a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h a partir do ano modelo 2021, como um alerta sobre os perigos do excesso de velocidade principalmente nas estradas.
Pesquisas da empresa identificaram três preocupações remanescentes com relação à segurança, que constituem lacunas em sua ambição de acabar completamente com ferimentos graves e fatalidades em seus carros. O excesso de velocidade é um deles. “Em função de nossa pesquisa, sabemos onde estão as dificuldades quando se trata de acabar com ferimentos graves e fatalidades em nossos veículos. A limitação de velocidade não resolve todos os problemas, mas vale a pena fazer se podemos salvar uma vida”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO do Grupo Volvo Car.
Milhões de pessoas ainda recebem multas por excesso de velocidade todos os anos, e dados de acidentes de trânsito da Administração Nacional de Estradas e Segurança de Trânsito mostram que 25% de todas as mortes no trânsito em 2017 foram causadas por excesso de velocidade.
“As pessoas simplesmente não reconhecem o perigo envolvido na velocidade”, diz Jan Ivarsson, um dos principais especialistas em segurança da Volvo Cars.
“Como humanos, todos entendemos os perigos com cobras, aranhas e alturas. Com velocidade, nem tanto”, disse Ivarsson. “As pessoas geralmente dirigem muito rápido em certas situações de tráfego e têm pouca adaptação de velocidade em relação a essa situação e suas próprias capacidades como motorista. Precisamos apoiar um comportamento melhor e ajudar as pessoas a perceber e entender que a velocidade é perigosa”.
Editor da Revista Farol Alto
[email protected]