O primeiro carro híbrido produzido no Brasil será o Toyota Corolla, que também ganhará o título de primeiro carro híbrido-flex produzido no mundo.
A montadora anunciou a decisão na manhã desta quarta-feira em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. Além da novidade em motorização, o Corolla híbrido-flex terá o visual da nova geração, a 12ª desde de que lançado em 1966.
O modelo será montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), que já equipa veículos da marca como o Prius, o SUV compacto C-HR e o sedã Camry.
A nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019. Para os mercados latino-americanos onde o veículo é exportado – Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia – a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.
O carro será produzido na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), que vem sendo modernizada e passando por diversas melhorias em sua estrutura desde setembro do ano passado, quando foi anunciado investimento de R$ 1 bilhão na unidade.