Caoa traz a quinta geração do Subaru Forester

A quinta geração do Subaru Forester chega pelas mãos da Caoa, e traz algumas mudanças externas como para-choque dianteiro reforçado a aparência robusta, duas entradas de ar e os faróis de neblina integrados ao para-choque, faróis Full LED, sistema de luz direcional para curvas, além de faróis de neblina em LED e faróis com LEDs diurnos. O SUV tem preço sugerido de R$ 159.900 e na versão Eyesight (conta com duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas), custa R$169.900.

Embora o SUV não passado por uma grande repaginação teve a aparência robusta reforçada, as laterais ganharam para-lamas com saliências realçadas pelas saias laterais e rodas de liga-leve de 18 polegadas. Na traseira as lanternas em forma de C são em LED.

Equipado com um motor Boxer 2.0 litros aspirado de 156 cv e 20 Kgf.m, injeção direta o New Forester teve uma redução de peso de 12 quilos devido a peças do propulsor tere sido redesenhadas. O veículo ainda de série o sistema Auto Start Stop, uma nova geração do câmbio automático CVT, de sete marchas.

Nova plataforma

O New Forester utiliza agora a nova plataforma Subaru Global Platform (SGP), recentemente apresentada em outros modelos SUBARU, o que contribuiu o crescimento do espaço, inlusive no porta-malas que passou a ter capacidade de 520 litros, enquanto a geração anterior era de 505 litros. O piso do porta-malas ficou mais plano, facilitando o transporte de itens com os bancos traseiros rebatidos. A abertura elétrica do porta-malas foi melhorada, tem repostas mais rápidas.

O interior também recebeu melhorias como o assento do motorista que foi projetado para ampliar o conforto em longas conduções. O SUV é equipado com sistema Multimídia com display de 8 polegadas e o sistema conta com Apple Car e Android Auto e Sistema Premium de som Harman/Kardon, agora de série.

O veículo conta com sistema de tração integral permanente, Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que permite ao motorista selecionar as características de condução do veículo em dois modos (Intelligent, que evidencia o conforto e a economia de combustível, e Sport, com respostas rápidas mais ágeis. Outra novidade é o sistema X-MODE por meio do novo interruptor rotativo para ultrapassar estradas acidentadas ou irregulares.: X-MODE: SNOW/DIRT (terra, areia ou cascalho) ou D. SNOW/MUD (lama ou barro). O modo DEEP SNOW/MUD interrompe o controle de tração, enquanto o controle de torque da ECU permite que o motor gere rapidamente o torque máximo em estradas ruins.

O New Forester também conta com o Hill Descent Control (Controle de Descida em Declives) que mantém automaticamente uma velocidade constante ao descer, Auto Vehicle Hold – AVH (Retenção de Veículo em Rampa), que mantém o carro estático tanto na subida, como na descida, ou em qualquer situação, independente do intervalo de tempo, permitindo ao motorista tirar o pé do freio nestas circunstâncias e o veículo só se movimenta após o motorista encostar o pé no acelerador.

 Tecnologias

A lista de tecnologias traz ainda o Steering Responsive Headlights – SRH – (Faróis Direcionais para Curvas), a direção da iluminação dos faróis move-se para esquerda ou direita, de acordo com a posição do volante, para melhorar a visibilidade em curvas para antecipar a detecção de veículos, pedestres e objetos durante a noite.

Com o RearCross Traffic Alert – RCTA – (Alerta Traseiro de Tráfego Cruzado),radares detectam veículos de ambos os lados ao dar ré. O sistema alerta os condutores por meio de indicadores LED na superfície do retrovisor externo e com avisos sonoros quando houver risco de colisão, o Blind Spot Detection – BSD – (Detector de ponto cego), avisa o motorista por meio do indicador LED na superfície do espelho retrovisor externo e com um aviso sonoro.

  Já o sistema EyeSight utiliza duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com nível de reconhecimento de objetos, desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada país. Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, tais como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.

EyeSight reúne 6 funções de segurança: Sistema de Frenagem Pré-Colisão,  Controle Adaptativo de Velocidade,   Gerenciamento de Aceleração Pré-Colisão: se, durante a manobra de ré para retirar o veículo de uma vaga, por exemplo, o motorista selecionar, de maneira equivocada, uma marcha à frente em vez da ré, quando o modelo estiver parado ou em baixa velocidade, o sistema EyeSight emite alerta sonoro e luminoso no painel, alertando o condutor, enquanto que, simultaneamente, restringe a saída do veículo, Aviso de Mudança de Faixa,    Alerta de Zigue-zague na pista.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.