A Mercedes-Benz tem dois caminhões eActros totalmente elétricos sendo testados por uma empresa de logística e por uma rede de supermercados da Suíça. Um modelo de dois eixos e 18 toneladas de PBT (peso bruto total) atua em serviços de logística na região de St. Gallen, enquanto o outro de três eixos e 25 toneladas de PBT para o transporte de cargas. Cada um dos veículos precisa cobrir cerca de 150 km por dia (eles tem autonomia de até 200 km). As baterias são recarregadas nos depósitos durante a noite.
A base do caminhão pesado elétrico é fornecida pela estrutura do Actros, com a arquitetura do veículo configurada para o sistema de propulsão. Dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro proporcionam a força de tração. Esses propulsores geram 126 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.
As baterias de íons de lítio com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária para uma autonomia de até 200 km. Dependendo da carga disponível, as baterias podem ser recarregadas totalmente em duas horas a 150 kW.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo