A Honda deu uma renovada em suas motos CRF 1000L Africa Twin , que recebeu acelerador eletrônico Throttle By Wire, quatro Riding Modes, podendo variar potência, freio motor e o HSTC – Honda Selectable Torque Control, tem preço de R$ 57.990. Já a versão Travel Edition ganhou novos acessórios e custa R$ 66.990.
A novidade é CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports (R$ 64.990), que se diferencia das demais pelo tanque de combustível com grande capacidade, suspensões de curso ampliado, carenagem mais protetiva e aquecedor de manoplas, enquanto a versão Travel Edition, custa R$ 69.990.
Tanto a CRF 1000L Africa Twin como a inédita versão Africa Twin Adventure Sports tem motor bicilíndrico paralelo SOHC de 999,1 cc e oito válvulas, caixa de filtro de ar redesenhada, 94,6cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 9,7 kgf.m a 6.000 rpm, sistema de lubrificação tipo cárter semi-seco, onde o reservatório do óleo está incorporado ao cárter, que consequentemente tem dimensões reduzidas, e câmbio de seis marchas.
As motos contam com o sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire – permitiu expandir as capacidades do HSTC – Honda Slectable Torque Control – para sete níveis além da posição “OFF”: do nível 1, direcionado para uma pilotagem mais agressiva em fora de estrada ao nível 7, para máxima sensibilidade em pisos escorregadios, é possível ajustar os parâmetros do controle de tração de acordo com a necessidade e escolha do piloto, sendo inclusive possível desativá-lo.
Tanto a CRF 1000L Africa Twin como a versão Adventure Sports compartilham do mesmo chassi, com tubos de aço em arquitetura berço semi-duplo. A suspensão dianteira Showa é do tipo invertido, com tubos de 45 mm de diâmetro e permite regulagem tanto na pré-carga da mola quanto da compressão e distensão. O curso da suspensão dianteira é de 230 mm (252 mm na versão Adventure Sports). A suspensão traseira conta com um conjunto amortecedor/mola multi-regulável ancorado ao sistema Pro-Link, que permite um curso de 220 mm (240 mm na versão Adventure Sports). A distância mínima em relação ao solo é de 251 mm (271 mm na versão Adventure Sports.
Discos dianteiros flutantes do tipo “wave” de 310 mm de diâmetro, nos quais atuam cálipers de quatro pistões Nissin de montagem. Na traseira o disco simples, também tipo “wave” com cáliper de pistão simples. O sistema ABS de dois canais pode ser desligado apenas no freio traseiro. As CRF´s 1000L Africa Twin usam rodas raiadas com aros de alumínio aro 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. Os pneus tipo Tube Type tem medidas 90/90 à frente e 150/70 atrás.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo